Excedente econômico

Excedente econômico ou excedente total é a junção do excedente do consumidor e do excedente do produtor ou vendedor. Também conhecido como excedente marshalliano, em homenagem ao economista Alfred Marshall que popularizou o termo, e, ainda, bem-estar total, porque o excedente econômico serve para medir o bem-estar de uma sociedade economicamente. Quem consome ou produz tem bem-estar porque participa do mercado.

O excedente do consumidor ocorre quando ele paga menos do que estaria disposto a pagar por um bem ou serviço. Por exemplo, Brenda estaria disposta a pagar 70 reais em uma garrafa de vinho de uma determinada marca, mas quando entra na loja, o vinho está sendo vendido por 45. Neste caso, além de ter o bem-estar de poder consumir e participar do mercado, ela teve um excedente de bem-estar de 25 reais.

Já o excedente do vendedor ou produtor é quando ele consegue vender aquele produto por mais do que ele estaria disposto a vender. Se João, dono da loja de vinhos, estaria disposto a comercializar a garrafa comprada por Brenda por 20 reais, mas vende por 45 por ser o atual preço de mercado, seu excedente foi de 25 reais. Neste caso, somando o excedente da compradora Brenda e do vendedor João, o excedente econômico é de 50 reais; e ambos os envolvidos na transação comercial ficam satisfeitos.

O conceito de excedente econômico foi proposto pela primeira vez em 1844 pelo engenheiro civil, matemático e economista francês Arsène Jules Étienne Juvenel Dupuit. Mas somente no ano de 1890 o conceito ganhou atenção da Economia Mainstream, através do economista Alfred Marshall.

No gráfico de oferta e demanda, o excedente do consumidor é representado através da área triangular acima do preço de equilíbrio ou preço de mercado de um produto e abaixo da curva de demanda, demonstrando que os consumidores estariam dispostos a comprar a primeira unidade do produto a um preço mais alto do que o preço de equilíbrio.

O excedente do produtor é representado no mesmo gráfico de oferta e demanda, na área acima da curva de oferta, abaixo do preço de mercado, demonstrando que os produtores teriam aceitado um preço menor que o de equilíbrio.

Pode-se calcular o excedente de diferentes consumidores em relação a um produto. Voltando ao exemplo anterior, Brenda estaria disposta a pagar 70 reais na garrafa de vinho, mas ela estava sendo vendida por 45. César estaria disposto a pagar 60 e Paula 50. Assim, o excedente de Brenda é de 25, o de César é de 15 e o de Paula 10. O excedente dos consumidores, neste caso, é: 25 + 15 + 10. Ou seja, excedente de 45 reais. Para calcular o excedente dos produtores, basta fazer a mesma conta.

Existem fatores que sufocam o excedente econômico. Em um mercado monopolístico, o produtor pode colocar os preços acima do que o consumidor gostaria de pagar e acima de um preço equilibrado de um mercado competitivo, porque sabe que o consumidor não tem outras opções. Neste caso, apenas o produtor teria bem-estar.

Já a taxação dos produtos e serviços sufoca o excedente do consumidor porque o valor dos impostos sobre a produção é repassado para o consumidor no momento da compra. Pode até mesmo sufocar o excedente do produtor, o qual pode diminuir o seu excedente por causa dos tributos para não perder compradores.

REFERÊNCIAS:

Excedente de Consumidor e Produtor: Hora de Aventura. Promateca. 2017. (07min08s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xIFOLo8ffyo&index=3&list=LLvVRFhi8BaYizgKSWWplZpA&t=323s>. Acesso em 19 de março de 2019.

GÓMEZ, Carlos Mário. Arsène Jules Étienne Juvenel Dupuit ( 1804-1866 ). Disponível em: <http://www.eumed.net/cursecon/economistas/Dupuit.htm>. Acesso em 19 de março de 2019.

GUENA, Roberto. Excedente do consumidor, excedente do produtor e eficiência. Disponível em: <http://robguena.fearp.usp.br/Introducao/excedente.imp.pdf>. Acesso em 19 de março de 2019.

Market Business News. What Is Economic Surplus? Definition And Meaning. Disponível em: <https://marketbusinessnews.com/economic-surplus-definition-meaning/>. Acesso em 19 de março de 2019.

Oferta e Demanda - Excedentes do Produtor e Excedente do Consumidor. Claudio Branchieri. 2018. (12min12s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Fbfc6DWdpbQ&index=4&list=LLvVRFhi8BaYizgKSWWplZpA&t=0s>. Acesso em 19 de março de 2019.

REIS, Tiago. Excedente Econômico: Medida De Eficiência E Bem Estar. Disponível em: <https://www.sunoresearch.com.br/artigos/excedente-economico/>. Acesso em 19 de março de 2019.

Arquivado em: Economia