10 dicas para escolher a carreira

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Talvez escolher a carreira que vamos seguir seja um dos momentos mais difíceis da vida. A escolha tem que ser feita numa idade na qual ainda não temos experiência de vida nem autoconhecimento suficientes para fazer uma escolha certeira, e às vezes pode parecer uma tarefa impossível. Mas com algumas dicas simples, a decisão pode se tornar menos difícil.

E agora? Qual carreira escolher? (Foto: © iStock.com / amanalang (adaptado))

E agora? Qual carreira escolher? (Foto: © iStock.com / amanalang (adaptado))

1. Pesquise

Se você ainda não sabe que caminho seguir, pesquise. Leia sobre diversas áreas, sobre as universidades que te interessam, sobre os cursos que cada uma oferece, e sobre o que cada curso faz. Às vezes temos uma noção muito superficial de determinada profissão. É importante estudar as grades curriculares dos cursos que te interessam, e se você ainda não decidiu nem a área – ciências humanas, exatas ou biológicas – talvez esse processo te auxilie.

2. Visite empresas

Outra maneira de conhecer melhor as áreas disponíveis é conhecendo o mercado de trabalho que aguarda o profissional depois de formado. É muito importante saber o que faz exatamente cada profissional, e as possibilidades que cada profissão oferece. Visitando empresas e vendo o mercado de perto, fica mais fácil perceber os prós e os contras de cada área, dessa forma fica mais fácil perceber o que te apetece e o que te desinteressa.

3. Faça cursos de orientação profissional

Para os mais indecisos, diversas instituições oferecem cursos de orientação profissional. Esses cursos consistem em fazer um estudo pessoal do indivíduo, colocando-o em contato com seus próprios gostos, aptidões e talentos. Os cursos de orientação profissional em geral facilitam a escolha do indivíduo, deixando ele perceber por si só as áreas com as quais mais se identifica.

4. Faça testes vocacionais

Os testes vocacionais são mais superficiais que os cursos de orientação, e geralmente são constituídos por perguntas elaboradas por psicólogos que por um sistema de pontos definem as áreas mais adequadas para cada perfil. Existe uma variedade muito grande de testes vocacionais no mercado, na internet é possível ter acesso a vários, mas é aconselhável que você procure um profissional para realizar um teste com maior confiabilidade.

5. Leia sobre carreira e mercado

Ler é sempre importante. Leia matérias sobre plano de carreira de cada área, possibilidade de crescimento de cada profissão, concorrência de mercado, média salarial, entre outras peculiaridades. É importante também saber o momento do mercado, as profissões do futuro e aquelas que estão ficando obsoletas.

6. Exercite o autoconhecimento

Talvez este seja o ponto mais importante para escolher uma carreira de sucesso. Você precisa se conhecer, saber no que é bom, conhecer os próprios talentos, o que gosta de fazer e aquilo que não gosta. É importante saber se você lida bem com pressão, ou se prefere um trabalho com maior planejamento, se quer viver na cidade grande ou no interior. Todas as variáveis da sua vida interferem na sua escolha.

7. Converse com profissionais

Converse com profissionais que já estão no mercado, saiba da realidade da profissão, isso evita frustrações futuras. Conheça o dia a dia da profissão, quais são os problemas que estes profissionais precisam resolver, as possibilidades de crescimento dentro das empresas e analise se o dia a dia que essas pessoas levam te agrada.

8. Faça um intercâmbio

Caso seja possível, viaje, estude fora. Conhecendo pessoas e culturas diferentes você amplia sua noção de mundo, e consequentemente suas possibilidades. Estudando fora você também desenvolve uma noção de mercado internacional, e pode analisar o momento da sua profissão fora do país também.

9. Faça estágios

Se já estiver na faculdade, estagie em empresas diferentes, e caso ainda esteja na escola, há a possibilidade de trabalhar como menor aprendiz em diversas companhias. Dessa forma você pode conhecer o dia a dia de diversas profissões, o que te ajuda a escolher o próprio caminho.

10. Seja realista

Não adianta sonhar com uma carreira cara e de pouco retorno. Saiba que qualquer curso que você decidir fazer vai exigir investimento financeiro e dedicação. Por isso, analise sua situação financeira, suas possibilidades de mobilidade, suas aptidões e o retorno que a carreira vai te dar. Trace um plano para sua vida, e analise se daqui a 10 anos você conseguirá chegar aonde deseja se seguir determinada área. Se parecer possível, vá em frente. Se parecer difícil ou meio mirabolante, pense melhor. É o seu futuro que está em jogo. Boa sorte!

Arquivado em: Educação
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: