3 dicas para evitar o sono na hora de estudar

Você precisa estudar e sempre fica com sono? Começa a ler e tem vontade de dormir? Precisa estudar, mas não consegue por que tem muito sono?

Então, fique acordado e leia este artigo até o final! Preparei aqui três dicas essenciais para evitar o sono na hora de estudar. Estas são as mesmas dicas que os meus alunos utilizam para conseguir ter mais energia e foco para estudar todos os dias.

Mas antes de passar as dicas é importante deixar uma algo muito claro.

Foto: Iryna Kalamurza / Shutterstock.com

O que primeiro deve ser feito para evitar o sono

Entenda de uma vez por todas, não adianta você tentar estudar se não está dormindo a quantidade ideal de sono.

Antes de começar a colocar em prática é preciso ter a certeza que está dormindo corretamente, que não tem insônia e seu tempo de sono está sendo o suficiente.

Caso contrário recomendo primeiro que você regularize sua rotina de sono e dependendo do caso procure um especialista para conseguir manter o sono em dia.

Isso é muito importante porque o sono é uma das bases da memória. Alguns pesquisadores acreditam que durante o processo de sono seu cérebro aproveita para eliminar memórias desnecessárias e consolidar as mais importantes

Além disso, se não estiver dormindo corretamente vai ficar sem foco e baixa energia, e sem concentração você não tem memorização. Entendeu porque é importante dormir direito?

Agora, se já possui uma boa rotina de sono, e mesmo assim quando começa estudar fica querendo dormir, siga estas dicas.

Dica #01 – Faça pausas constantes

Muitas vezes, a falta de hábito de estudar, faz com que seu cérebro queira desligar quando você começa a estudar. Isso porque ele está processando uma grande quantidade de informações e ele quer desviar o foco disso.

Por isso, uma excelente estratégia é fazer pausas regulares. A cada 40 ou 50 minutos de estudo, levante, lave o rosto, fique em pé e depois volte a estudar constantemente.

Mantendo isso, regularmente, com o passar do tempo, você perceberá que demora mais para sentir sono e com o tempo nem vai ficar com sono mais. O importante é manter esse ritmo todos os dias.

Dica #02 – Café ou banho gelado

Uma outra dica interessante para ajudar a acordar, despertar para o estudo, é tomar um café ou tomar um banho gelado.

Essa dica é muito boa, principalmente, durante os primeiros horários do dia ou no meio da tarde. Todos sabem que o café é um bom estimulante cerebral e dependendo do seu perfil ele pode ajudar bastante no foco.

O banho gelado é muito bom, pois ele desperta, refresca seu corpo e o coloca em estado de alerta e foco para conseguir ter mais resultados nos estudos.

É possível estabelecer horários estratégicos para conseguir essa dose extra de energia, por exemplo, pode tomar um café pela manhã e no meio da tarde quando estiver cansado após o almoço tomar um banho gelado para despertar.

Dica #03 – Force os estudos e forme o hábito

Um dos pontos mais importantes quando está começando a estudar e sente muito sono é forçar os estudos, ou seja, mesmo se estiver com sono não desista, pois isso pode fazer piorar ainda mais seu ânimo e foco.

O ideal é forçar a estudar constantemente. Se estiver com sono levante, lave o rosto e volte. Com o tempo será formado o hábito de estudos e isso é fundamental para conseguir vencer o sono de uma vez por todas.

Conclusão

Espero que estas três dicas ajudem a continuar acordado e com foco para estudar. Lembre-se que antes de colocar qualquer dica em prática é preciso ter uma boa rotina de sono diário. Além disso, é preciso forçar e formar o hábito inicialmente para que tudo realmente funcione.

Agora, coloque em prática!

Arquivado em: Educação