A importância da alimentação e do sono para os estudos

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Dedicar-se aos estudos é muito importante para alcançar os objetivos de formação, mas não é suficiente. Além de organizar a rotina de estudos e não deixar tudo para a última hora, outros aspectos da vida também influenciam na capacidade de aprendizado.

Foto: © iStock.com / OcusFocus

Evite estudar enquanto estiver cansado ou à noite. O aprendizado na madrugada é bastante prejudicado. Foto: © iStock.com / OcusFocus

Dormir bem e alimentar-se de forma adequada são atitudes fundamentais para ter bons resultados escolares. Veja abaixo os benefícios de uma alimentação regrada e de noites de sono reparadoras:

- Quanto mais jovem a pessoa é, maior sua necessidade de sono diária. Um adulto precisa, em média, de 8h de sono diárias para descansar, enquanto adolescentes em idade escolar precisam de 10 a 12h de sono diariamente. Claro que a necessidade varia de pessoa para pessoa, o importante é observar quanto tempo você precisa dormir por dia para ficar bem. Obedecendo às necessidades do seu corpo, com certeza seu aprendizado será muito mais produtivo.

- Uma noite mal dormida causa graves efeitos em nossa cognição, semelhantes ao de uma leve embriaguez. Quando perdemos uma madrugada de sono, nossa coordenação motora e nossa capacidade de raciocínio ficam prejudicadas.

- Sono em excesso também faz mal. Fique atento à qualidade do seu sono, se mesmo dormindo mais de 8 horas por dia você se sente cansado, talvez você não esteja atingindo o estágio mais profundo do sono, responsável pelo descanso.

- A fixação da nossa memória ocorre durante o período em que dormimos, por isso é fundamental ter um sono de qualidade para aprender o que estudamos. Além de fixar o próprio aprendizado, o sono regular melhora as condições gerais da nossa memória, bem como propicia um bem-estar maior durante o dia.

- Uma boa alimentação tem papel fundamental na qualidade do aprendizado. Reserve um tempo de qualidade para suas refeições, coma com calma, mastigando bem os alimentos. Isso faz com que seu organismo demande menos energia para a digestão, o que evita aquela sensação de peso e cansaço após as refeições.

- Preocupe-se com o que você come. Coma em horários certos, de preferência de 3 em 3 horas, para manter o metabolismo ativo e evitar “beliscar”. Evite gorduras, açúcar e álcool, e hidrate-se. Um corpo bem hidratado funciona com muito mais eficácia. O seu corpo é uma máquina, e todas as funções deles funcionam de maneira interligada.

- A alimentação e o sono se relacionam. Comer de forma balanceada e praticar exercícios físicos regularmente auxilia na qualidade do sono, que auxilia na qualidade do aprendizado e assim por diante.

Alimentar-se de forma equilibrada e dormir bem ajuda nos estudos, mas você não deve praticar esses bons hábitos apenas por isso. Um dia-a-dia mais regrado traz benefícios para todos os âmbitos da sua vida. Organize-se e saúde!

Arquivado em: Educação
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: