A importância de estudar e praticar

Você sabe o quanto a prática melhora sua memorização? Tem colocado em prática o que estuda ao longo do tempo? Não?

Agora, mostrarei como a prática melhora seu aprendizado e também passarei uma dica bem legal para praticar após cada sessão de estudos.

Antes de passar as dicas, vamos entender porque deve evitar ficar apenas estudando a teoria.

Foto: fizkes / Shutterstock.com

Não basta ficar apenas na teoria

Infelizmente, muitos estudantes passam horas e horas aprendendo a teoria, apenas lendo e grifando um texto sem colocar em prática o aprendizado, é um hábito praticamente automático, sem reflexão e sem aprendizagem significativa.

Ok, isso ocorre, porém estudar sem praticar não é muito eficaz, afinal você está apenas lendo e não usando a informação para formar mais memórias.

Estou sempre falando nos vídeos que seu cérebro quer o tempo todo economizar energia, e se uma informação for difícil de armazenar seu cérebro irá fazer o possível para torna-la mais fácil em sua memória. De acordo com Benedic Carey autor do livro Como Aprendemos:

“Quanto mais esforço seu cérebro precisa para fazer para trazer uma memória à tona, maior o aumento da aprendizagem (poderes de recuperação e de armazenamento)”

Então, quando você força seu cérebro para tentar recuperar uma informação que estudou para responder uma questão, está facilitando sua memorização.

Isso mesmo, memoriza com mais facilidade.

Ok, já entendeu a importância da prática, agora vem a pergunta...

Prof. Piccini, como faço para praticar da maneira correta o que estou aprendendo?”

Como Praticar do jeito certo para memorizar os estudos

Simples, sempre ao terminar uma sessão de estudos, responda algumas questões sobre o que está aprendendo, faça disso um hábito constante. São várias os métodos para realizar isso, vou indicar aqui um que realmente recebo muitos feedbacks positivos dos estudantes que apresentam bons resultados:

  • Crie perguntas para responder posteriormente
  • Responda provas anteriores que você encontra na internet
  • Use aplicativos de questões
  • Responda perguntas que tem em seus livros ou apostilas

Quanto mais questões responder, mais facilitará a memorização do conteúdo que que deseja aprender. Mas é obvio que apenas responder perguntas não é suficiente é preciso também corrigir.

O poder da correção das atividades

Uma das coisas que ajudam muito na aprendizagem é a correção das atividades que você responde. Isso acontece porque quando você corrige começa a perceber os pontos que precisa melhorar e até quais partes da teoria merecem ser vistas novamente.

Uma estratégia muito legal que sempre indico para aqueles que fazem meus programas de aprendizado é o seguinte, sempre que estiver corrigindo os exercícios se pergunte:

  • O que eu errei nesta questão?
  • Foi um erro por falta de atenção ou falta de conhecimento?
  • Como posso fazer para acertar uma questão parecida com essa da próxima vez?

Respondendo estas perguntas aproveita ainda mais o poder das questões e se prepara ainda mais para ter melhores resultados em suas provas. O importante é que tenha um tempo hábil para responder e depois corrigir suas questões.

Conclusão

O mais importante agora é que você comece hoje mesmo a usar as questões ao seu favor, pois como diz uma frase conhecida “a prática leva a perfeição” :-)

Além lembre que não basta responder questões apenas uma vez, é preciso que tenha um sistema constante para rever as questões diariamente, use muitas questões também quando estiver revisando um conteúdo.

Uma última dica, aproveite os momentos após almoço no trabalho ou enquanto estiver em algum local esperando para responder questões. Alguns aplicativos podem ajudar a fazer isso. Assim, gradativamente vai aumentando sua produtividade, aprendendo em dobro e aumentando sua memorização do conteúdo. Faça o teste!

Arquivado em: Educação