Acordar cedo para estudar é uma boa ideia?

Você quer acordar cedo para estudar, mas está com dúvida se realmente vale a pena? Já tentou algumas vezes e não conseguiu?

Neste artigo vou responder esta dúvida e passar algumas dicas para que consiga aproveitar melhor seu tempo de estudo.

Para começar a responder essa dúvida é importante deixar claro uma coisa.

Foto: wavebreakmedia / Shutterstock.com

Cada pessoa tem seu ritmo e horário para estudar

Cada pessoa tem suas características, alguns conseguem ser mais produtivos pela manhã, outros à tarde e alguns a noite. Isso é que que chamamos de ciclo circadiano, ou seja, o ritmo biológico que cada um possui.

Então, antes de pensar em acordar cedo é importante que o entenda e a melhor forma de descobrir seu ritmo é respondendo a seguinte pergunta:

Em qual horário do dia você sente que possui mais foco e energia para estudar? Em qual horário sua motivação está melhor?

Essa é uma pergunta simples que ajuda a identificar seu horário. Em alguns casos eu até recomendo que a pessoa acorde mais tarde e aproveite melhor o seu próprio horário. Já atendi diversas pessoas que estudavam na madrugada e dormiam até mais tarde, porque nesse horário o foco delas estava melhor.

Você precisa acordar cedo?

Talvez você chegue agora para mim e fale o seguinte...

Prof. Piccini eu sei que o horário que estou mais produtivo é na parte da tarde, mas eu não posso estudar, pois estou no trabalho, então, como devo fazer?

Neste caso, é preciso formar o hábito de acordar cedo, e antes de tudo é importante você saber que para acordar cedo, precisa dormir cedo.

Não adianta acordar cedo, cansado e com sono e tentar estudar, só vai perder tempo, não terá o foco necessário. Para conseguir aprender com qualidade é preciso foco e energia para estudar.

Neste caso recomendo ter uma estratégia para conseguir acordar cedo e garantir o aprendizado.

Tenha uma rotina para acordar cedo e aproveitar seu tempo

Eu costumo chamar de rotina uma sequência de ações que realiza em determinados horários. Em nosso caso aqui estamos falando de acordar cedo, portanto é necessário formar uma rotina desde o dia anterior antes de dormir. Você pode fazer o seguinte:

  • Dormir todos os dias as 22h;
  • Acordar todos os dias as 5h;
  • Fazer uma caminhada até as 6h;
  • Tomar ganho e café até as 6h30min;
  • Começar a estudar até as 11h.

Este é apenas um exemplo de uma rotina pode ser pré-estabelecida para conseguir estudar. A ideia aqui é definir todas as ações necessárias para formar o hábito e não ficar perdido.

Um dos erros que muitas pessoas cometem é apenas acordar cedo e não saber o que fazer. Por isso tenha o material preparado, um plano de estudos com os horários, matérias e atividades prontos, pois isso deixa claro o que deve ser feito.

Uma vez que conseguir estabelecer isso, é só praticar, com muita disciplina, até formar um hábito. No começo pode até falhar um pouco, mas não desista, o hábito é formado com o tempo e a intensidade que se dedica.

Aos poucos também perceberá que precisa adaptar algumas coisas, por exemplo, poderá perceber que é melhor começar a estudar ao invés de fazer uma atividade física e deixa para fazer essa atividade no final do dia.

Por isso é importante estar atento e adaptar até que encontre sua rotina ideal.

Conclusão

Espero que este artigo tenha deixado claro o quanto é importante estar atento a seu próprio ritmo e que caso decida acordar mais cedo, é preciso estabelecer um hábito sólido, só assim conseguirá aproveitar os estudos do jeito certo.

Agora é só colocar em prática!

Arquivado em: Educação