Cinco dicas para preparar seu momento de estudo

Você começa a estudar e toda hora perde o foco? Sente dificuldade em memorizar? Provavelmente o problema está porque não está preparando corretamente seu momento de estudos.

Neste artigo vou apresentar a importância do momento de estudos e passar cinco dicas para garantir seu aprendizado para passar em provas.

Vamos começar definindo a importância do momento de estudos.

Por que é importante preparar o momento de estudo?

Se você realmente quer aprender um conteúdo de forma definitiva para passar em alguma prova, precisa garantir sua aprendizagem, e isso só é possível preparando corretamente seu momento de estudo.

Quando falo sobre momento de estudo, estou mencionando a hora que pega o material e começa a estudar em seu local de estudos e para aprender precisa garantir o foco.

As cinco dicas que vou passar agora, vão ajudar principalmente a ter mais foco nos estudos. Se quer aumentar ainda mais os resultados recomendo assistir meu vídeo onde passo uma dica prática a rápida para se concentrar nos estudos

Agora vamos as dicas:

Dica 1 – Tenhas os materiais previamente organizados para seu momento de estudo

A organização da sua rotina de estudos é essencial. Não adianta você começar a estudar se não sabe o que vai estudar e nem como estudar.

Portanto, mantenha sempre todos os materiais que precisa para estudar organizados e próximos. Muitas pessoas costumam perder tempo demais procurando os materiais e isso acaba com o foco na hora de estudar.

Ao estudar direto pelo computador, tenha todo o material necessário baixado e arquivado em uma pasta específica, e no momento de realmente estudar não perca tempo procurando mais e mais na internet, concentre-se em tudo que já foi selecionado anteriormente.

Dica 2 – Um local confortável (nem tanto) para seus estudos

O local onde vai estudar deve ser confortável a ponto de não incomodar e tirar seu foco, mas não tão confortável a ponto de fazer você dormir, é preciso equilíbrio.

Veja minhas recomendações para um bom local de estudo:

  • Tenha uma mesa para estudar em um local claro e arejado;
  • Evite estudar na cama (É ruim para sua coluna e você pode acabar dormindo);
  • Tenha uma cadeira confortável de preferência com um encosto reto e macio.

Siga essas recomendações pois elas ajudarão a manter sua concentração nos estudos.

Dica 3 – Evite distrações durante seu momento de estudos

A distração é seu pior inimigo na hora de estudar. Se não está atento ao que estuda, não consegue memorizar e consequentemente não aprende. Assim, para garantir a atenção é preciso evitar as distrações.

Veja algumas recomendações para você evitar distrações:

  • Use fone de ouvidos ou abafadores se o seu local tiver muito barulho;
  • Instale bloqueadores no seu computador para evitar o acesso as redes sociais ou qualquer site que tire seu foco;
  • Deixe seu celular desligado ou em outro local para evitar a tentação de ficar a todo momento acessando as redes sociais, jogando ou enviando mensagens;
  • Avise as pessoas da sua residência que você estará estudando em determinadas horas do dia e por isso precisa de colaborações de todos.

Se você colocar em prática essas recomendações vai garantir um momento de estudos livre de distrações e que potencialize seu aprendizado.

Dica 4 – O começo e o fim do momento de estudo

Seu momento de estudo deve ter começo e fim. Não adianta começar a estudar sem saber quando vai acabar, isso só vai gerar desânimo e ansiedade.

Portanto, primeiramente inicie definindo o tempo de estudo, será 1hora? 2 horas? 3 horas? Depois de ter isso bem definido comece a estudar.

Um dos erros mais comuns das pessoas é definir o tempo para estudar e depois ficar enrolando fazendo outras coisas, simplesmente comece. Priorize seus estudos e comece a estudar no tempo determinado.

Dica 5 - Mentalidade certa para seu momento de estudo

Dentro do Método 5, tem algo que eu chamo de mentalidade inteligente. A mentalidade inteligente é ter motivação, disciplina e hábito para conseguir estudar todos os dias.

A motivação é ainda mais importante, pois inúmeros experimentos científicos têm comprovado que estudantes que estão interessados e motivados em estudar e aprender conseguem melhores resultados.

Você deve ter claro seus motivos para estudar e deve lembrar constantemente desses motivos para garantir sua motivação. Outra forma pode ser também procurar recursos de fora como frases motivacionais ou mesmo vídeos ou áudios que ajudem a manter a motivação diária.

Concluindo

Agora que já sabe o quanto um momento de estudo bem preparado e definido é importante para seu aprendizado chegou a hora de colocar em prática.

Pegue cada uma dessas dicas e coloque em prática para começar a aprender com inteligência e passar nas provas que deseja. Você pode escolher apenas 1 dica ou então colocar em prática todas, o importante é começar.

Lembre-se que só vai conseguir o resultado se diariamente estudar mantendo o foco e priorizando seu objetivo.

Arquivado em: Educação