Como estudar na faculdade

Neste texto trago informações importantes para aqueles que cursam faculdade e sentem-se perdidos na hora de estudar e manter organizado a rotina de estudos.

Vou ensinar como deve fazer para garantir o aprendizado na faculdade e conseguir se dar bem nas provas.

Mas antes de tudo é importante saber uma coisa.

A base para aprender na faculdade

Na faculdade você vê todas as matérias possíveis sobre o curso escolhido, essas matérias servirão de base para sua atuação no mercado profissional, não é obrigado e nem tem como lembrar ou decorar tudo, mas as matérias são suportes base para seu conhecimento.

Então, quando se está na faculdade o ideal é fazer o seguinte:

  • Compreender bem a matéria;
  • Fazer uma revisão simples e diária;
  • Manter uma rotina de leituras e estudos.

Seguindo esse sistema conseguirá aprender com bastante qualidade e vai conseguir passar em todas as suas provas sem estresse e desespero.

A seguir temos os passos importantes.

Passo 1 – Atenção e Anotação na faculdade

Foto ilustrativa: dotshock / Shutterstock.com

É muito importante que aproveite ao máximo o período que está em aula, pois isso garante que seu aprendizado seja maior, além de ser mais produtivo.

Portanto, enquanto estiver na aula, esteja atento e anote sempre o que o professor está falando. Lembre-se que anotar não é copiar, evite fazer isso. Quando você copia não aprende tanto quanto anotar, ao anotar usa suas palavras o que torna o aprendizado mais fortalecido.

Se quiser depois de fazer as anotações, pode criar algumas perguntas sobre o tema estudado, assim pode respondê-las durante a revisão dos seus estudos.

Depois de fazer esta primeira parte vamos para o passo 2.

Passo 2 – Revisão rápida

Depois de fazer as anotações e prestar muita atenção na aula ao chegar em casa no mesmo dia ou no dia seguinte faça uma revisão rápida.

Esta revisão rápida vai garantir sua memorização do conteúdo. Você pode:

  • Responder algumas perguntas sobre o que estudou, podem ser questões que você possui ou criar questões para responder em sua revisão;
  • Sintetizar ainda mais suas anotações, você pode reduzir ou mesmo complementar algumas informações importantes.

O mais importante é que sua revisão seja feia de forma a se envolver com o conteúdo, evite ficar apenas lendo as suas anotações, prefira escrever algo a mais ou mesmo responder perguntas do tema.

Quando terminar de fazer a revisão, se prepare para as próximas aulas.

Passo 3 – Preparação

Provavelmente, durante a aula seu professor passou algum tema para ser estudado ou texto, é neste momento a oportunidade para para adiantar o conteúdo.

Assim, depois de fazer a revisão leia o texto ou o que o professor passou. Faça anotações da leitura e se tiver dúvidas anote também para perguntar durante a aula.

Ao se preparar previamente para aula, aumentará sua produtividade no aprendizado, pois passa a construir a base para o aprendizado em seu cérebro.

Agora, é necessário formar o hábito de manter esse sistema de estudo diariamente. Dessa forma, você garante o aprendizado diário, forma a base necessária e evitar ficar desesperado antes das suas provas.

Conclusão

Agora já entendeu a importância de manter o hábito diário de estudo, revisando e com muita atenção na aula, seguindo esse sistema não terá problemas no futuro.

Agora o que é preciso fazer é colocar em prática. Cada pessoa tem sua rotina e particularidade, por isso precisa encaixar este sistema que passei nos horários que possui. Analise sua rotina e faça as adequações necessárias.

Recomendo começar o quanto antes, e se necessário construa um painel ou um quadro em um local visível para ter a organização da rotina e as metas de estudos sempre como foco. É muito importante que a estrutura apresentada seja mantida, pois é ela que garante seu aprendizado.

Arquivado em: Educação