Como estudar para matérias que tenho pouca habilidade?

Você quer dominar matérias que tem pouca habilidade? Quer melhorar a memorização e acelerar o raciocínio para se dar bem nas provas?

Vamos lá, leia este artigo até o final, pois vou ensino como fazer para estudar matérias que você tem pouca habilidade e mesmo assim conseguir memorizar. Vou explicar isso apresentando as estratégias corretas.

Neste sentido, vamos começar com a estratégia fundamental que vai garantir os resultados.

Foto: noPPonPat / Shutterstock.com

Tudo começa com um bom plano

Antes de tudo é importante deixar claro que não espere aprender da noite para o dia, o aprendizado acontece com o tempo, por isso é preciso ter um plano e formar o hábito de estudo.

Eu gosto sempre de começar com o plano, pois com uma rotina definida fica fácil seguir os estudos diários. Portanto, comece definindo um horário diário para estudar o que precisa e torne seus estudos prioridade.

Se definiu que vai estudar pela manhã então não fique enrolando simplesmente comece e se dedique todos os dias, o tempo deve estar a seu favor para que o aprendizado aconteça.

Uma vez que tiver um plano definido, vamos para o passo mais importante.

A importância de praticar para aprender as matérias difíceis

A prática é o mais importante dos elementos para conseguir dominar as matérias de pouca habilidade. Não espere aprender só lendo livros ou assistindo aulas sem realmente se envolver com o conteúdo.

Assim, sempre que tiver oportunidade responda muitas questões sobre o tema, escreva bastante e se puder tente até ensinar outras pessoas, pois isso garante a formação do seu aprendizado de forma sólida.

O ideal para que isso aconteça é que tenha um plano de praticar sempre que terminar de estudar, e também como forma de revisar o que estudou.

O poder de revisar os estudos constantemente

A prática aliada a revisão é fundamental para garantir que realmente domine as matérias que tem pouca habilidade, mas é muito importante que revise da forma correta.

Deixe um tempo diariamente para revisar o que estudou no dia anterior, e se puder semanalmente de mais uma repassada no conteúdo. Fazendo isso constantemente, formará a base necessária para dominar o conteúdo que precisa.

Para garantir que sua revisão funcione não adianta só ficar lendo suas anotações ou assistindo novamente todas as aulas, isso só fará perder tempo, o ideal é que use estas dicas para revisar:

  • Reescreva suas anotações sintetizando ainda mais;
  • Responda várias questões sobre o tema estudado;
  • Use provas antigas para revisar os temas que estudou;
  • Grave você explicando para si mesmo a matéria;
  • Use mapas mentais para revisar.

Usando algumas dessas estratégias você consegue revisar do jeito certo para aprender.

Lembre-se que para aprender é preciso compreender muito bem o tema, por isso em alguns casos é preciso aprofundar um pouco mais para ampliar o entendimento.

Aprofunde no tema para conhecer tudo o que for necessário

Um dos pontos mais importantes para garantir seu aprendizado é ter a certeza que entendeu todos os termos, para isso, o aprofundamento é importante.

Dessa forma, quando estiver estudando e perceber que não está conseguindo entender o conteúdo, siga os seguintes passos:

  • Procure outras fontes que falam sobre o tema em livros;
  • Procure vídeos na internet que explicam sobre o tema;
  • Procure o suporte com outras pessoas que também podem estudar estudando.

Seguindo estas dicas, há garantia de um maior aprofundamento. O importante é ter a certeza que você está compreendendo muito bem o tema tratado. Além disso o aprofundamento nos estudos vai ajudar a formar uma maior base de conhecimento o que é excelente para ajudar na memorização.

Conclusão

Este pequeno artigo apresentou todas as bases necessárias par dominar um conteúdo que tem pouca habilidade. O que precisa fazer agora é colocar em prática.

Minha recomendação é que comece com o plano, estabeleça agora mesmo os dias e as horas para se dedicar aos estudos e comece, quanto antes começar mais fácil vai ser seu aprendizado com o tempo.

Arquivado em: Educação