Como fazer um resumo para estudar?

Você gosta de usar resumos para estudar, mas se sente perdido? Não sabe como fazer, às vezes escreve demais e sente que está perdendo tempo?

Leia este artigo até o final, pois vou ensinar os passos necessários para conseguir fazer um bom resumo que vai facilitar seu aprendizado e aumentar seus resultados nas provas.

Mas antes de tudo é importante esclarecer uma coisa...

Diferença entre resumos e como fazê-los do jeito certo

Muitos professores passam para seus alunos a produção de resumos sobre determinados livros ou vídeos, este é um tipo de resumo para trabalho e muitas vezes os professores fazem algumas exigências prévias e geralmente como avaliação para nota.

Nosso foco aqui não serão estes tipos de resumo, mas sim os resumos para estudar. A diferença principal é que nos resumos para estudo quando menos escrever melhor, pois a ideia não é depender do papel e sim da sua memória, por isso usaremos o poder da síntese.

Os resumos são excelentes para a aprendizagem

Eu gosto muito de resumos para auxiliar na aprendizagem, pois um resumo bem feito ajuda na memorização, compreensão e fortalece o aprendizado. Isso é o que chamo de aprendizado ativo, para saber mais sobre aprendizado ativo recomendo assistir meu vídeo:

Portanto, para que um resumo não acabe se tornando um problema é preciso fazer do jeito certo. Não adianta escrever demais senão você perde muito tempo e não aprende nada.

Para começarmos a entender como fazer um bom resumo, precisamos compreender o significado das palavras e conceitos chave dentro de um tempo.

Palavras-chave e como usá-las

Palavras-chave são as palavras essenciais que você tem em um texto. Para encontrá-las basta você compreender do que se trata um texto, por exemplo, em um texto cujo o título é “Como surgem as maçãs” você automaticamente entende do que se trata o texto, e consegue pegar todas as palavras chave, ou seja, que são relacionadas ao tema central dele.

Nesse texto, podem ter palavras como Maçã, Macieira, Árvore, Folhas etc. O que não caracterizaria como uma palavra-chave nesse texto, seria, casa, prédio, televisão. Mas é obvio que isso é um exemplo e as palavras variam de acordo com o contexto.

Uma vez entendido isso, podemos começar a produzir nosso resumo para estudar.

Como se faz um resumo para estudar

Primeiro você faz a leitura para entender do que se trata o texto. Essa é uma primeira leitura rápida apenas para que seu cérebro extraia dos textos toda a essência e as palavras-chave.

Depois você escreve em uma folha as palavras-chave, seguida dos conceitos-chave que você pegou no mesmo texto. O que são esses conceitos-chave? São os conceitos que você compreendeu do texto e que você transcreve em suas palavras na folha.

Lembre-se que na hora de passar os conceitos para o papel, não é para você ficar olhando o texto, evite copiar, force sua memória para lembrar dos conceitos, isso ajudará também no seu aprendizado.

Além disso é muito importante neste processo que você use suas palavras, pois quando processa a informação em seu cérebro e escreve do seu jeito fica mais fácil a compreensão.

Uma dica prática para ajudar que recomendo é que escreva como se estivesse ensinando alguém só que de forma muito sintetizada.

Depois releia suas anotações e verifique se tem uma boa compreensão do que se trata o texto que acabou de ler, se estiver faltando alguma coisa releia rapidamente o texto, complete as anotações e pronto. Tudo resolvido.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro para você como um resumo para estudar pode ajudar você a aprender com facilidade e como fazer um resumo do jeito certo.

O ideal agora é que coloque em prática para começar a estabelecer sua forma de fazer os resumos. O mais importante é que você lembre de escrever pouco e contar mais com sua memória, assim aumenta seu aprendizado e garante bons resultados em sua prova.

Arquivado em: Educação