Como lidar com a insegurança na hora de realizar uma prova

Você precisa passar em alguma prova, mas se sente muito inseguro? Está com medo de não conseguir e isso está atrapalhando seus estudos?

Neste artigo quero explicar porque vencer a insegurança é fundamental para seus resultados passar algumas estratégias para ajudar a ter mais segurança na hora de encarar uma prova.

Vamos começar entendendo de que forma a insegurança pode atrapalhar.

Foto ilustrativa: insta_photos / Shutterstock.com

A insegurança realmente prejudica seus resultados na prova?

Quando eu inicio um atendimento com alguma pessoa que está se preparando para uma prova, vestibular, ENEM ou concurso público eu procuro verificar duas coisas a base do conhecimento que a pessoa possui e sua autoconfiança.

O primeiro é lógico que é importante, não tem como passar se não souber o conteúdo. O segundo é também, pois cada vez mais tenho percebido que muitas pessoas não conseguem bons resultados nas provas por falta de confiança em si mesmo.

Certa vez, atendi uma estudante que estava se preparando para uma prova e sabia todo o conteúdo. Consegui verificar isso antecipadamente através de uma análise que fiz das questões que ela realizava em casa antes da prova e de seus acertos. Porém, quando chegava na hora da prova, ela não tinha bons resultados. Acabamos percebendo que principal problema era a insegurança ou falta de confiança no momento da prova.

Por que você é inseguro?

Existem diversos motivos para levar a uma insegurança na hora da prova, eles variam desde problemas no passado no período escolar até a falta de hábito de estudos.

Às vezes, a insegurança surge porque a pessoa não se vê capaz de passar em determinada prova, ela estabelece limites mentais para si mesma e torna impossível atingi-los. Portanto, quero que você pense agora sobre si mesmo.

Quais os motivos ou circunstancias que tem interferido no momento da prova e tem feito você ser inseguro em relação a prova?

Tente responder esta pergunta com a maior sinceridade possível, pois este é o primeiro passo para conseguir vencer esta barreira. Depois de responder isso vamos a forma de vencer a falta de confiança.

Como vencer a insegurança

Uma das principais formas de vencer a insegurança é trabalhando a mentalidade, sua motivação, Mindset, etc. Porém, quero passar aqui uma dica bem prática para que consiga dar o primeiro passo que é entrar em ação.

Quando falamos em mentalidade não adianta eu falar para simplesmente começar a pensar positivo sem fazer nada. Você vai começar a duvidar de si mesmo, por isso o pensamento positivo deve estar aliado a ação.

Então, faça o seguinte pelos próximos 7 dias. Comece o seu dia mentalizando os motivos para passar na prova. Tente se visualizar conseguindo o que deseja. Logo em seguida comece a estudar.

Esta dica prática vai ajudar a desenvolver um pensamento positivo e antes que comece a duvidar de si mesmo, vai começar a estudar para que seu consciente comprove para seu inconsciente que você está no caminho certo.

Atenção. Não adianta a mentalidade ou pensar positivo e depois ir assisti televisão. Essa atitude só vai gerar mais frustração, a ideia aqui é unir a mentalidade positiva junto com a ação prática e rápida. Por isso, não demore, depois de mentalizar, comece a estudar até completar sua meta de estudo diária.

Conclusão

Espero que este texto tenha ajudado você a perceber o quanto a segurança e confiança são importantes para você passar em sua prova. Também espero que a dica prática que passei o ajude a ter mais confiança em si mesmo para passar em sua prova.

O que você deve fazer agora é colocar em prática. Defina como sua primeira meta, a dos próximo 7 dias, executar exatamente isso que expliquei aqui.

Tenho certeza que depois dos primeiros 7 dias, depois que vencer este desafio inicial, você terá muito mais confiança e continuará com esta estratégia até passar em sua prova.

Arquivado em: Educação