Como revisar a matéria da prova

Se você está estudando para algumas provas e não sabe como revisar? Fica perdido ou em dúvida de como deve revisar, se é apenas lendo, escrevendo ou assistindo as aulas novamente, leia este texto até o final que com certeza suas dúvidas serão respondidas.

Agora, vou mostrar como você deve revisar a matéria da prova e garantir a memorização dos conteúdos para ter excelentes resultados.

Antes de passar as estratégias, vamos entender a importância da revisão e como ela ajuda na memorização.

Foto: Jacob Lund / Shutterstock.com

Por que você deve revisar a matéria da prova

A revisão é importante porque ela ativa um dos princípios básicos da memorização, a repetição. Quando mais uma informação é repetida mais seu cérebro assimila e memoriza o conteúdo.

Em termos científicos, esta prática está fazendo passando os estudos da memória de curto prazo para a memória de longo prazo, ou seja, memorizando definitivamente.

O importante para deixar claro é que esta revisão não significa que tem que ficar repetindo o que estudou igual um papagaio, isso não ajuda e só faz você perder tempo. Por isso que vou explicar agora como fazer sua revisão diária e conquistar bons resultados.

Como fazer a revisão diária para as provas

É importante frisar que a revisão não pode ser unicamente diária, a revisão diária é apenas uma primeira parte de toda a revisão.

O ideal é seguir aquele modelo de revisão de 24 horas, 7 dias, 1 mês e 6 Meses. Seguindo isso, conseguirá deixar a informação sempre em sua mente, favorecendo sua memorização.

Minha recomendação é que todos os dias deixe pelo menos 30 a 1 hora para revisar o conteúdo, esse tempo será o suficiente. Dependendo da quantidade de matérias pode aumentar um pouco, mas nem tanto a revisão não deve ser demorada e sim ser feita com qualidade.

A revisão começa com suas anotações

No momento da revisão, não é obrigatório rever o conteúdo inteiro, pelo contrário, pois senão ficará horas vendo um conteúdo e não conseguirá sair do lugar e evoluir para outros temas ou estudar outras disciplinas.

Portanto, o ideal é que realize notas enquanto estuda, para isso pode usar a técnica que quiser, resumos pequenos, mapas mentais, mapas conceituais, etc. Guarde essas anotações organizadamente, eu sempre recomendo ter um caderno de anotações para facilitar a revisão.

O momento da revisão

No dia seguinte, pegue essas notas, reveja rapidamente o que estudou. Geralmente quando você faz isso surgem novas ideias, se quiser pode anotar novamente. Se conseguir responda uma atividade e pronto, sua revisão está feita.

Lembre-se, revisão não é estudar tudo de novo, é apenas para sinalizar ao seu cérebro e memória que determinado assunto é importante e por isso merece ser consolidado em sua memória de longo prazo.

Não se mate de estudar um dia antes da prova

Esse sistema de revisão é justamente para que você não caia no erro de estudar longas horas um dia antes da prova, isso não resolver seus problemas e só gera estresse e frustração.

Quando há um sistema revisão constante das matérias, há garantia de aprendizado e memorização. Assim, quando chega a época de provas tudo o que precisa fazer é revisar o que foi estudado ao longo do período.

Por exemplo, se tem uma semana de provas, reserve um tempo diário para fazer suas revisões de todo o conteúdo, é bem simples e não vai levar muito tempo para fazer, isso, é lógico, se tiver garantido o aprendizado revisando a matéria diariamente.

Conclusão

Espero que este artigo tenha mostrado o quanto a revisão diária é importante para memorizar o conteúdo e garantir um aprendizado constante.

Além disso, o sistema de revisão apresentado vai garantir que você tenha ótimos resultados em suas provas. Agora é só colocar em prática.

Arquivado em: Educação