Como trabalhar e fazer faculdade?

Você está cursando uma faculdade e ainda precisa trabalhar? Sente casado e não sabe como conseguir estudar corretamente?

Leia este artigo até o final, pois vou apresentar algumas estratégias para você conseguir organizar melhor sua rotina de estudos e ainda conquistar sua aprovação em provas e desenvolver sua inteligência.

Antes vamos começar com o mais importante. Por que vale a pena se dedicar tanto?

Qual seu motivo para trabalhar e fazer faculdade?

O período acadêmico exige demais. Além das aulas, a rotina de trabalho e de casa podem ser bem cansativos, por isso é importante ter motivos claros para se dedicar.

Durante os meus anos na faculdade eu trabalhei em diversos empregos totalmente fora da área que eu estudava, mas continuei me dedicando aos estudos até terminar. O que me fez vencer todas as dificuldades, cansaço e muitas vezes até o desânimo foi o pensamento simples e puro de “quero concluir meu curso, ter nível superior para ter mais oportunidades de melhorar minha vida” simples assim.

Nos primeiros dois anos do meu período acadêmico eu ainda não tinha certeza se iria seguir a carreira docente, então como eu fazia para me motivar?

Simples, eu pensava “Quero terminar meu curso e depois eu decido” (Foi a melhor decisão que tomei, pois nos últimos anos eu já comecei a entender meu papel como professor).

Para entender mais recomendo que você assista minha palestra Encontre seu Propósito de Vida aqui.

Minha orientação para você agora é simples, encontre seu motivo para continuar estudando e terminar seu curso, pode ser desde o simples desejo de se formar até a possibilidade e melhorar financeiramente ou intelectualmente, você que vai decidir porque deseja ter sucesso e concluir esta etapa de estudos.

Feito isso nós vamos para a próxima estratégia que é fundamental para que você não fique perdido na sua rotina de estudar e trabalhar.

Organize a rotina de estudar e fazer faculdade

Organização é essencial quando falamos em trabalhar e fazer faculdade. E se você é do tipo que se acha muito desorganizado ou não gosta de organizar as coisas, fique tranquilo que é mais simples do que pensa.

Definir o momento de estudar, trabalhar e ir para faculdade, organizar a rotina ajudará muito que não perca o foco e que ao final do dia tenha realizado todas as atividades planejadas.

Veja alguns passos simples para organizar tudo...

  • Comece definindo o momento que você trabalha, vai para faculdade e fica em casa.
  • Depois pegue o momento que fica em casa e defina pelo menos 1 a 2 horas por dia para estudar.
  • Pronto! Agora é colocar em prática.

Viu como foi simples? Você apenas definiu o momento certo para fazer as coisas. Agora é colocar em prática e principalmente priorizar.

Prioridade é a estratégia mais importante para você neste momento. Não adianta definir um momento certo para estudar em casa se no final não cumprir. Por isso priorize os momentos, se está planejado estudar sente e estude, não deixe que as distrações tire você do foco.

Se você é do tipo que procrastina muito recomendo que assista meu vídeo sobre parar de procrastinar e começar a estudar:

Como estudar do jeito certo mesmo trabalhando e fazendo faculdade

Agora que você já organizou sua rotina e tem motivos bem definidos para estudar, vamos descobrir como deve estudar para conseguir passar nas provas e se tornar um acadêmico nota dez!

O que você precisa é definir um tempo para manter suas leituras em dia, trabalhos, exercícios e ainda aprender. Se tem disponível 2 horas por dia para estudar em casa, faça a seguinte divisão:

  • 1 hora minutos para ler os textos sugeridos
  • 1 hora minutos para escrever, adiantar trabalhos ou fazer exercícios
  • No período de provas você pode deixar as 2 horas para o estudo para provas.

Repare que neste sistema que estou sugerindo a ideia é você sempre adiantar os estudos. E antes que você fale, “Prof. É muito coisa que tenho para estudar não é possível neste tempo”

Lembre-se que minha sugestão é que você faça 2 horas diárias. Desta forma estará sempre adiantando suas leituras e trabalhos, ou seja, um sistema "anti-desespero" de entrar tudo em cima da hora.

Mas para que isso realmente funcione é preciso manter o Ritmo.

Mantendo o ritmo de estudar, fazer faculdade e descansar

Como mencionei anteriormente, o período de faculdade pode ser bem estressante, mas nem por isso você precisa deixar de ter seus momentos de lazer.

Manter o ritmo de organização e estudo em casa vai garantir que você estude e ainda consiga participar dos eventos da faculdade, festas de aniversário dos seus familiares, confraternizações, ter uma vida social ativa.

Para que consiga manter o ritmo é preciso disciplina. Entenda que está em um período de priorizar os estudos, lembra do que falei de prioridade?

A pior coisa que você pode fazer é ficar sempre correndo e entregando os trabalhos de última hora, isso só gera estresse, ansiedade e desânimo. Manter o ritmo e o foco vai liberar você disso e trazer mais controle para sua vida acadêmica.

Conclusão

Agora é pegar estas estratégias e colocar em prática. Comece com o exercício de definir seus motivos e organizar sua rotina.

Prometo que se você colocar em prática estas estratégias, vai chegar ao final da faculdade, sem nenhum cabelo branco, unha roída ou uma dívida milionária na loja de doces.

Arquivado em: Educação