Devo estudar para as matérias que já tenho boas notas?

Você acabou de tirar uma nota boa em uma determinada matéria e quer deixar de estudar para as provas futuras? Será que vale a pena ou suas notas podem cair?

Neste artigo vou responder esta dúvida levantando alguns pontos importantes que você deve refletir e que podem ajudar a tomar a melhor decisão na hora de estudar para sua prova.

Então, vamos começar com o primeiro ponto a ser analisado.

Você está no nível que gostaria?

Quando falamos em boas notas é muito relativo, conheci alunos que uma nota boa era um seis enquanto outros não aceitavam notas menores que nove. Por isso é importante pensar se está no nível que gostaria.

Se a sua resposta for afirmativa e está satisfeito com o nível que chegou ou tirou uma nota máxima em sua prova, talvez não precise ou não queria estudar, mas entenda uma coisa, conforme deixar de usar uma informação ela vai se perdendo em sua memória.

Sabia que se deixar de estudar poderá ter uma queda em suas notas, pode não ser algo tão grande, mas é bem provável que elas caiam, e se isso não é incomodo não tem problema.

Agora, se pretende manter suas notas e garantir resultados ainda melhores, o estudo se torna essencial, quanto mais estuda um determinado tema, o consolida em sua memória e acelera seu raciocínio, isso é o que garante os bons resultados.

Talvez tenha outras matérias para estudar e então surge o fator tempo, pois talvez gostaria de estudar outras matérias, e é o que iremos analisar agora.

O tempo e o nível em outras matérias

Se você tem notas boas em uma matéria e quer reforçar as outras pode fazer o seguinte, estudar menos as que tem notas boas e aumentar o tempo de estudos nas matérias em que suas notas estão baixas.

O motivo de continuar estudando para as matérias que tem nota boa é para garantir os bons resultados. Como já tem notas boas com elas talvez seja preciso apenas reforçar alguns pontos e para isso não precisa investir muito tempo.

Por exemplo, se estuda três horas por dia, poderia organizar e deixar 30 minutos para estudar a matéria que tem bons resultados e as outras duas horas para se dedicar as matérias com mais dificuldade.

Eu sei que 30 minutos parece pois, mas lembre-se que a ideia é apenas garantir sua memorização e 30 minutos diariamente podem ajudar nisso, pois estaremos usando o princípio da revisão.

Quando estudar um pouco todos os dias da matéria que já tem facilidade está usando o princípio da repetição. Quanto mais você repete uma informação mais ela se consolida em sua memória e isso garante seus resultados na prova.

Para saber como revisar os estudos do jeito certo, recomendo que assista meu vídeo onde apresento diversas estratégias para garantir o sucesso na revisão dos estudos.

Conclusão

Este pequeno artigo levantou algumas possibilidades e trouxe alguns questionamentos importantes para que você possa tomar sua decisão de forma correta e de acordo com suas particularidades.

O que é mais importante é ficar claro que quando você deixa de estudar um assunto, pode acabar diminuindo seus resultados, isso é natural, afinal não estará mais se dedicando aquele assunto, por isso é preciso tomar a decisão de forma estratégica, principalmente se tiver muitas provas em uma semana.

Um conselho que sempre dou aos meus alunos é que independente das notas estudem as matérias mesmo as que tem facilidade, pois isso garante pelo menos um bom nível e evita dores de cabeça, afinal de contas você não quer acabar diminuindo suas notas a ponto de gerar um problemas não é mesmo?

Um pequeno estudo diário em forma de revisão vai garantir suas notas, agora é dividir o que é melhor e colocar em prática.

Arquivado em: Educação