Estudar por livro físico ou digital (PDF, Kindle, etc)?

Você precisa estudar, mas está em dúvida se é melhor estudar por livro físico ou digital (incluindo PDF, Kindle e outros e-readers)? Não sabe qual usar para conseguir aprender o conteúdo?

Neste artigo vou responder esta dúvida e aproveitar para passar algumas dicas práticas para que consiga estudar pelo melhor meio que vai garantir o aprendizado para passar em provas.

Antes, vamos entender a diferença entre os dois.

Existe diferença entre livro e PDF?

A grande verdade é que hoje em dia não existe muita diferença entre estudar por livros ou PDFS. Com o avanço da tecnologia, alguns tablets oferecem uma excelente forma de estudar por PDF sem prejudicar a leitura.

Então, talvez você queria perguntar... “O que vai diferenciar um do outro Prof. Piccini?”

Vai depender do material que você sente que consegue aprender mais e tem mais familiaridade. Algumas pessoas gostam mais dos PDFs por serem mais práticos, já outros não abrem mão de um livro.

Portanto, esse é o primeiro ponto para avaliar, o seu gosto. Eu sei que existem outros pontos para pensarmos também, como por exemplo, a sua necessidade. Então vamos avaliar cada um dos dois agora.

  • Quando estudar por livros? Os livros são melhores quando são acessíveis. Se você gosta e tem possibilidade de comprar os livros.
  • Quando estudar por PDF? Os PDFs são melhores quando não há possibilidade de comprar os livros e tem o material disponível gratuitamente. Também é muito mais fácil buscar por palavras/trechos dentro do livro.

Então, deve ter percebido aqui que no final o que mais conta é a necessidade.

Foto: tommaso79 / Shutterstock.com

O que eu particularmente recomendo?

Talvez tenha chegado até agora e ainda está em dúvida, portanto agora vou dar a minha opinião, ou seja, aquele que eu recomendo e vou apresentar as minhas justificativas.

Eu prefiro livros. Isso porque os livros possibilitam que eu escreva, anote e tenha um material muito mais amigável para minha leitura. Por mais que eu leia muito, principalmente no Kindle, eu ainda sim prefiro o livro impresso pela possibilidade de me envolver mais com a leitura.

Mas como disse logo acima este é um gosto particular meu. No final das contas tanto o livro quanto o PDF para estudar vão necessitar que se envolva com o conteúdo, que eu chamo de aprendizado ativo.

Para ajudar a fazer isso vou passar algumas dicas práticas agora.

Como estudar do jeito certo seja por livro ou PDF?

Independente do material escolhido, deve tomar algumas medidas práticas para garantir o aprendizado e aqui vão minhas dicas.

  • Sempre que estudar se envolva com o conteúdo, utilize e muito de grifos e marque as palavras e termos importantes em um texto.
  • Escreva bastante sintetizando a ideia do autor, se for no livro pode escrever nele mesmo, se for em PDF tenha um caderno de anotações
  • Marque as páginas importantes para futuras consultas, use post-its nos livros e no PDF pode usar marcadores disponíveis nos programas
  • Crie perguntas para serem respondidas no momento da revisão. Você pode ter várias perguntas criadas em um caderno de perguntas.

Seguindo estas dicas não importa qual material escolha, seus resultados serão muito melhores em suas provas.

Conclusão

A ideia principal deste artigo foi apresentar os prós e contras dos livros e PDFS e também que analise qual é melhor de acordo com sua necessidade. Talvez, ao chegar ao final deste artigo, você faça como eu, em alguns temas ou conteúdos eu estudo por PDF outros temas de maior relevância eu compro livros para serem feitas consultas constantes.

O importante agora é colocar em prática as dicas que passei. Não espero aprender sem se envolver com os conteúdos, pois é isso que realmente conta na hora de estudar. Sempre tenha foco no seu objetivo e faça a melhor escolha para que tenha sempre um melhores resultados.

Arquivado em: Educação