Quanto tempo é preciso para ter sucesso nos estudos?

Neste longo tempo de trabalho recebo recorrentemente os seguintes questionamentos: Quantas horas diárias uma pessoa de sucesso se dedica aos estudos? Será que é preciso estudar muito ou somente com pouco tempo e dedicação terei excelentes resultados?

Neste artigo apresento a melhor forma você refletir sobre seu tempo de estudo, como aproveitá-lo ao máximo e ao final dar uma dica que considero o tempo de estudo ideal.

Mas antes vamos começar entendendo a importância de um ponto fundamental, o ritmo.

Foto: Prostock-studio / Shutterstock.com

Cada pessoa tem o seu ritmo

Antes de tudo é importante deixar uma coisa clara, cada pessoa tem o seu ritmo, cada pessoa tem a sua forma de estudar e aprender. Não podemos determinar um tempo único para que todos estudem, por exemplo, eu não posso dizer que você deve estudar 5h por dia sendo que no final sua disponibilidade é de duas horas por dia.

Fique atento, pois antes de pensar em quantas horas deve estudar, o ideal é que pense em aproveitar ao máximo o tempo que já possui. Aproveitar ao máximo o tempo é a base para conseguir isso, é preciso dedicação para transformar todo o tempo de estudo e aprendizado de qualidade.

Tempo e Qualidade

O ideal agora é pensar em seu próprio tempo de estudo. A pergunta que tenho é:

Você percebe que tem aprendido com qualidade no seu tempo de estudo hoje?

Se a sua resposta for negativa, então recomendo antes de tudo começar a repensar as técnicas que tem usado para aprender. É preciso começar a aproveitar ao máximo seu tempo hoje, para depois pensar em aumentar o tempo.

Se precisa compreender melhor e aprender algumas técnicas de estudo que auxiliam nessa questão, recomendo assistir meu vídeo:

Uma vez que tenha definido uma boa técnica é importante entender como funciona seu aprendizado.

O que é melhor para seu aprendizado

Algumas pessoas ainda estão presas ao conceito de que quanto mais tempo eu me dedicar em um dia para aprender, melhor vou ficar, e esse tipo de pensamento não é tão óbvio assim.

A verdade é que na questão aprendizado conta mais o hábito, ou seja, a dedicação diária ao longo de muito tempo do que passar longas horas em apenas um dia de estudo. Isso quer dizer que se estudar duas horas todos os dias é muito melhor do que você estudar cinco horas hoje e deixar de estudar pelo resto da semana.

Isso acontece principalmente porque seu cérebro começa a formar as bases neurais necessárias para que o aprendizado realmente se consolide em sua memória, é realmente como uma ginástica cerebral.

Portanto, quero que pense agora a longo prazo. Quantas horas diárias pode se dedicar para conseguir estudar todos os dias? Defina isso agora e priorize seus estudos para começar a aprender com qualidade.

Uma vez que tenha isso já definido, eu vou passar a minha recomendação.

Mas afinal quanto tempo eu recomendo para estudar diariamente?

Não vou ficar enrolando e vou direto ao ponto. Normalmente eu recomendo quatro a cinco horas de estudo diário. Entenda, isso não é uma lei imutável, e vai depender muito da sua circunstância e rotina.

Tem pessoas como disse mais acima que trabalham e o único tempo que possuem são duas horas diárias, e quero já deixar você tranquilo e dizer que não se preocupe, aproveite ao máximo o tempo que possui.

Recomendo, geralmente, cinco horas, para pessoas que têm um tempo mais livre para estudar e com esse tempo diário podem aproveitar ao máximo e ainda conseguir ter excelentes resultados.

O mais importante como mencionei anteriormente não é o tempo, mas sim o ritmo, o hábito diário de se dedicar aos estudos, isso traz muito mais resultados.

Conclusão

Espero que ao final deste artigo você tenha compreendido a importância do hábito diário de estudo, muito mais em relação ao tempo diário. Espero também que minha orientação ajude a aproveitar melhor seu tempo.

Lembre-se que não existem regras únicas quando o assunto é aprendizado, cada pessoa tem suas características. Minhas orientações servem como um norte, adapte de acordo com suas particularidades e siga em frente. Pratique e tenha excelentes resultados, independentemente do seu tempo disponível, organize-se e estude.

Arquivado em: Educação