Vale a pena investir em Cursinho Preparatório?

Dentre as várias dúvidas que recebo com certeza esta é uma das mais frequentes: "Vale a pena ou não investir em cursinhos preparatórios para ENEM, concursos ou provas em geral?"

Já quero deixar claro que não existe uma resposta única para todas as pessoas, mas fique tranquilo, não vou dar nenhuma resposta vaga. O que vou fazer é apresentar as principais características do perfil de quem deve fazer cursinho preparatório.

Até o final deste artigo você vai conseguir avaliar se você possui ou não essas características.

Então, vamos começar com a primeira...

Cursinho é significativo para quem está iniciando

Se você está a muito tempo sem estudar, ou não tem uma boa base do conteúdo para uma prova específica, o cursinho é excelente.

Certa vez atendi uma aluna que queria estudar em casa, estava há 5 anos sem estudar, ia realizar o exame do ENEM pela primeira vez. Neste caso, minha recomendação foi para fazer o cursinho.

Em casos parecidos com esse o cursinho vai fornecer o necessário para formar uma base de conhecimento que e preciso para chegar na prova mais preparado.

Se você está iniciando agora os estudos para uma prova específica ou está muito tempo sem estudar, investir em um cursinho ajudará a conquistar bons resultados.

Cursinho é bom para quem não tem muita disciplina para estudar apenas em casa

Verdade seja dita, algumas pessoas têm muita dificuldade de estudar apenas em casa por vários fatores (local, distrações, falta de concentração, falta de hábito e disciplina).

Ao longo destes anos trabalhando com aprendizagem (estou desde 2014) sempre que percebo um perfil que não tem facilidade para manter a organização dos estudos, eu recomendo um cursinho.

Importante!

Fazer um cursinho não significa que não precisa estudar em casa. A ideia é estudar a teoria no cursinho e apenas revisar e praticar em casa, pois só assim o aprendizado se torna eficaz.

Se você está com muita dificuldade de estudar em casa, um cursinho pode ajudar muito.

Cursinho é bom para conseguir bons materiais de estudo

Uma outra vantagem dos cursinhos são os materiais. Hoje em dia os cursinhos disponibilizam apostilas, caderno de questões, vídeo aulas, tudo bem focado no que realmente deve ser estudado e que é cobrado na prova.

Não adianta achar que vai conseguir tudo de graça na internet, às vezes, pode só perder tempo com a procura e acabar perdendo o foco do realmente deve ser estudado para atingir seu objetivo. Nesta situação é melhor conseguir bons materiais que contenham os conteúdos que são realmente relevantes.

É obvio que essa altura você deve estar se perguntando se vai ter que pagar caro um cursinho apenas para ter acesso aos materiais.

Já vou responder essa dúvida logo abaixo...

Diferença entre cursinho on-line e presencial? Qual vale mais a pena?

Hoje em dia aumentou muito o número de cursinhos on-line. Isso é ótimo, principalmente pela estrutura dos conteúdos e organização que eles oferecem.

Se você está procurando bons materiais e conteúdos para estudar, nesse caso um cursinho on-line pode ser o diferencial que você necessita.

É obvio que o on-line não será muito útil se você for do tipo que não consegue estudar em casa, vai acabar pagando e não terá o retorno que deseja e ainda continuará com o problema.

Mas se já tem uma boa organização e disciplina para estudar, vale a pena. Se precisa melhorar sua disciplina para estudar em casa, recomendo que assista este vídeo:

Depois de tudo isso, vamos analisar juntos, se vale a pena ou não investir no cursinho...

Um caminho rápido para decidir se vale a pena o cursinho.

Então vamos analisar juntos (este é o mesmo modelo que utilizo para orientar os alunos dos meus cursos), são dois questionamentos rápidos e simples que ajudarão você na sua escolha.

Está começando a estudar agora ou está a muito tempo sem estudar? Então, vale a pena sim começar um cursinho presencial.

Não tem muita disciplina ou organização para estudar em casa? Vale a pena apenas o cursinho presencial.

Agora, se já tem uma base de estudo e consegue estudar em casa invista em um cursinho on-line. Nele você pode conseguir bons materiais e aproveitar mais o tempo de estudo, sem gastos com deslocamentos, trânsitos etc.

E por último. Se já tem uma base e bons materiais para estudar, pare de perder tempo e dinheiro investindo em mais um cursinho, a única coisa que precisa é estudar, foco no objetivo e estudar.

Para concluir...

Apresentei para você todas as características, prós e contras sobre o investimento em cursinho presencial ou on-line.

Recomendo que agora analise (se já não fez) seu perfil, suas necessidades e tome sua decisão.

Arquivado em: Educação