Google

Considerado o maior empreendimento mundial no campo virtual, o Google Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que oferece produtos e prestações de serviços na Internet. Seu nome provém do termo ‘Googol’, elemento que integra o universo dos matemáticos e que se refere ao número 1 seguido de 100 zeros. Seus criadores fazem uma piada com este significado, pois a tarefa do Google é justamente estruturar os inumeráveis dados que circulam pela web.

Criado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, conhecidos como “Google Guys”, esta gigante da net abriga atualmente mais de 24.000 trabalhadores por todos os recantos do Planeta; a maior parte, porém, concentra-se em Mountain View, na Califórnia. Quando o Google iniciou sua trajetória, no dia 4 de setembro de 1998, os responsáveis por sua concepção estudavam como Ph.D.s na Universidade de Stanford. A princípio era um negócio privado, mas em 19 de agosto de 2004 transformou-se em um empreendimento público.

Hoje, além de ser o maior buscador do universo virtual, o Google indexa bilhões de sites da internet, abriga e estrutura diversos serviços e produtos da web, especialmente softwares como o e-mail Gmail, e redes sociais que englobam o Orkut e o Google Buzz, no qual os usuários podem compartilhar links e usar outras ferramentas significativas.

Seu desenvolvimento veloz propiciou a ampliação de seus atributos, pois no mundo acelerado em que vivemos o Google processa mais de um bilhão de pesquisas e vinte petabytes de informações criadas diariamente por seus frequentadores, além de ser movimentado por um montante que transcende um milhão de servidores em centros de processamentos de dados por todo o Planeta.

Assim, esta empresa gigantesca inclui também o navegador Google Chrome, o programa de fotografias Picasa e o Google Talk, que oferece mensagens instantâneas. Ele estende seus tentáculos igualmente ao setor de telefonia móvel para smartphones Android, os quais integram celulares como o Nexus One e o Motorola Droid.

Desde o começo a meta deste empreendimento é tornar os dados dispersos pelo mundo organizados, ao alcance de todos e proveitosos. Sua bandeira principal é a frase “Não seja maligno”, criada por seu engenheiro, Paul Buchheit. Sua maior fonte de renda é o setor publicitário, movimentado pelo programa AdWords.

O Brasil é o país por excelência desta empresa na América Latina. O site Alexa.com considera o Google como o endereço virtual mais procurado do Planeta. A revista Fortune afirma ser este negócio o mais agradável para profissionais da área. Seu lugar de destaque entre as empresas deste campo geraram debates sociais sobre temas como privacidade, direitos autorais e censura.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Google
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1851&titulo=Digite_seu_nome_no_Google

Arquivado em: Empresas