George Orwell

Graduada em Letras - Literatura e Língua Portuguesa (UNIABEU, 2015)

George Orwell era o pseudônimo de Eric Arthur Blair, nascido a 25 de Junho de 1903 em Motihari, na Índia Britânica, onde seu pai trabalhava para o império inglês no Departamento de Ópio do Serviço Civil.

Em 1911, mudou-se com sua mãe, francesa, e suas quatro irmãs para a Inglaterra. Estudou, inicialmente, na Escola São Cipriano, e posteriormente no Wellington College e no Eton College, os dois mais prestigiados internatos ingleses.

Em 1922, Orwell trabalhou em Burma (atual Myanmar), assumindo um posto na polícia do império. Atuou também como oficial sub-divisional em Twante, sendo posteriormente promovido a Assistente de Superintendência Distrital. Da experiência em Burma surgiram o romance “Burnese Days”, publicado em 1934, e vários ensaios.

Em retorno a Londres, George resolveu viver uma experiência como mendigo, fazendo o mesmo em Paris. Desta época surgiu mais uma obra, “Na Pior em Paris e Londres”.

Era inicialmente adepto dos ideais comunistas, porém os abandona ao descobrir as atrocidades e a falta de liberdade dos países comunistas.

Além de jornalista, crítico e romancista, George Orwell é considerado um dos mais influentes escritores do século XX, famoso principalmente pela obra “1984”, publicada em 1949, cujo enredo se passa num país fictício onde o regime político é totalitário. O personagem protagonista do livro é um funcionário público que relata sua opressão.

George Orwell, ou Eric Arthur Blair, faleceu em Londres, na Inglaterra, no dia 21 de Janeiro de 1950.

Principais obras:

  • 1984
  • Na Pior em Paris e Londres
  • A Revolução dos Bichos
  • Burnese Days
  • Uma Vida em Cartas

Arquivado em: Biografias, Escritores