Surfe

Surfe é um esporte individual, radical, praticado no mar. No surfe, o desafio é se manter o maior tempo possível em pé sob uma prancha, deslizando sob as ondas e realizando manobras radicais, com vários níveis de dificuldade.

Surfista. Foto: trubavin / Shutterstock.com

Surfista. Foto: trubavin / Shutterstock.com

Não se sabe ao certo quando surgiu o surfe, pois há poucos relatos, mas alguns historiadores defendem a idéia de que surgiu nas Ilhas Polinésias quando os nativos saiam para pescar e, para voltar mais rápido à terra firme, deslizavam com seus barcos através das ondas. Com o passar do tempo esta atividade tornou-se hábito entre estas civilizações. Outras teorias defendem a África ocidental como o berço do surfe.

Posteriormente, os reis das ilhas do Hawai passaram a praticar este esporte com pranchas feitas de madeira retiradas de árvores locais. Foi no Hawai que o surfe tornou-se uma cultura.

Porém, com a chegada dos europeus as ilhas em 1778, o surfe, assim como todos os traços culturais dos nativos foram sendo oprimidos. No inicio do século XX, o surfe ressurgiu aos poucos, devido ao interesse dos estrangeiros em aprender o esporte. Em 1908 foi fundado o clube “The Hawaiian Outrigger Surf and Canoe Club”.

A divulgação deste esporte se deve a um campeão olímpico de natação do Havai chamado Duke Kahanamoku. Aproximadamente no ano de 1920 começaram a surgir os primeiros campeonatos nos Estados Unidos, na Califórnia.

A fabricação da primeira prancha de fibra data de 1949 e foi feita por Bob Simons. A partir de 1960 o surf o surf tornou-se um esporte profissional. Hoje a ASP (Association of Surfing Professionals) é quem realiza e organiza o circuito mundial de surf.

Atualmente, alguns surfistas desafiam a natureza ao procurar as maiores ondas para surfar. È a modalidade tow-in. Para chegar a essas ondas, são puxados com um jet sky até essas ondas gigantes, que podem ultrapassar os 20 metros de altura.

As linhas do surfe são:

  • Clássica - dá mais importância ao estilo em detrimento à força.
  • Moderna – dá mais importância à força e a radicalidade do que o estilo

As manobras mais radicais do surfe são:

  • Tubo – o surfista fica envolto pela onda, “dentro” dela.
  • Aéreo – o surfista usa a onda como rampa, alçando vôo e “pousando” novamente sob a água.

Outras manobras são: 360°, cut-back, rasgada, cavada, batida e floater.

O surfe pode ser praticado por crianças a partir de 5 anos, desde que saibam nadar.

O atual campeão mundial de Surf é o australiano Mick Fanning (2007).

Arquivado em: Esportes Radicais