MMA

O tão famoso MMA, termo inglês Mixed Martial Arts, traduzido como Arte Marcial Mista, se tornou bastante popular no país devido ao atual campeão mundial da categoria Peso Médio, do UFC  (Ultimate Fighting Championship), o brasileiro Anderson Silva. Esta modalidade engloba técnicas de lutas no chão e golpes, e sua prática é caracterizada como um esporte de contato. Dentre os principais tipos de golpes, além da imobilização, pode-se destacar os que utilizam joelho, cotovelo, punho e pé. Os lances são também chamados de alavancas.

O MMA tem o mesmo significado do conhecido termo Vale-Tudo, no entanto as características das modalidades divergem no quesito "contato pleno" (full contact). Para compreensão da origem deste tipo de esporte, citamos o estilo Pankration, nascido nos Jogos Olímpicos em 648 d.C., que foi um estilo de luta sem o uso de qualquer arma. Outra influência das artes marciais, é oriunda do vale-tudo (Brasil) e do Shootwrestling (Japão). O vale-tudo foi fundado pelo famoso Carlos Gracie, conhecido por ser um grande lutador de jiu-jitsu e lançar o "Desafio do Gracie". Já o shootwrestling teve sua fundação na década de 80, por Antonio Inoki.

As regras gerais do MMA são: os lutadores utilizam luvas fornecidas pela organização do evento e se não demonstrarem combatividade são passíveis de advertência; é obrigatório o uso de conquilha e protetor bucal. É proibido atacar a parte da coluna ou atrás da cabeça, além de aplicar golpes usando o cotovelo, não se deve chutar a cabeça do adversário com o joelho enquanto o mesmo estiver no chão ou arremessá-lo para fora do ringue. A organização ainda proibe atacar a boca com a mão ou dedos, puxar cabelos ou morder e arranhar o adversário. O ato de segurar o calção ou se agarrar a grade do octógno também são proibidas.

As decisões de luta se dão da seguinte maneira: Desistência: quando o lutador pede para que a luta seja finalizada; Nocaute: quando o lutador não está em condições de continuar a luta e pede que a mesma seja finalizada. Nocaute Técnico (Technical Knockout): ocorre quando a luta é interrompida pelo juiz, visto a incapacidade física de um dos lutadores.

Os torneios tradicionais do MMA são UFC (Ultimate Fighting Championship), Affliction (Affliction Entertainment), Dream, Sengoku e torneios regionais que acontecem nos Estados Unidos como Strikeforce, King of the Cage, e WEC. Além dos realizados também no Brasil como Fury Fight Championship, Amazon Forest Combat, Max Fights, dentre outros.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anderson_Silva
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais_mistas

Arquivado em: Artes Marciais