Condado de Los Angeles

De todos os 58 condados que formam o estado da Califórnia (EUA), o de Los Angeles é o que tem o maior número de habitantes, além de ser um dos mais populosos do país, apresentando maior número de pessoas do que em 41 estados norteamericanos. O nome em inglês para esta região é Los Angeles County, mas é mais conhecida como County of Los Angeles. Na área, existem diversas cidades, mas a maior é Los Angeles, que também é a sua sede. Após a admissão da Califórnia como formadora da União no ano de 1850, a região foi incorporada entre os vinte e sete condados originais.

O Condado de Los Angeles apresenta 88 cidades que estão incorporadas e diversas outras partes que não foram incorporadas. Estas últimas correspondem a aproximadamente 65% da região. Ao sul, ocorre maior movimento de urbanização e é a parte onde vive a maior parcela dos habitantes, encontrados no interior de vales, bacias e na Costa Sul da Califórnia. Ao norte é encontrada uma grande área desértica, com menos população, e que abriga o Vale Antepole e o Vale de Santa Clarita. Entre essa duas partes do Condado de Los Angeles encontram-se as Montanhas de San Gabriel, um dos maiores desertos, conhecido também como Floresta Nacional Angeles.

O Condado de Los Angeles apresenta mais de 1/4 dos habitantes da Califórnia, sendo um dos mais diversificados do país, além de deter grandes cidades como a Grande Los Angeles. Fora isso, é considerado o condado central dos 5 que formam a área. A população total do Condado de Los Angeles é de 9.818.605 pessoas. Já a densidade de população chega ao número de 933,5 habitantes por quilômetro quadrado segundo informações de um censo realizado no ano de 2010 pelo United States Census Bureau. De acordo com dados do Departamento Financeiro da Califórnia, a estimativa do número de habitantes é de 10.441.080.

A região tem representação história por ter sido um dos primeiros condados originais da área da Califórnia, tendo sua criação no dia nove do mês de setembro de 1850, mesmo ano em que foi incorporada. Muitas das áreas que faziam parte do Condado de Los Angeles são atualmente pertencentes aos condados de Orange, Riverside, San Bernardino e Kern. Todas estas áreas foram distribuídas nas seguintes épocas: ao Condado de San Bernardino no ano de 1853, ao Condado de Kern no ano de 1866, ao Condado de Orange no ano de 1889.

Fontes:
http://www.easyexpat.com/pt/guides/usa/los-angeles/visao-geral/historia.htm
http://www.lacounty.info/wps/portal/lac
http://pt.wikipedia.org/wiki/Condado_de_Los_Angeles

Arquivado em: Estados Unidos