Museus Smithsonian

Os Museus Smithsonian, situados na Esplanada Nacional, precisamente entre as construções mais célebres dos Estados Unidos, o Monumento a Washington e o Capitólio, constituem um complexo cultural e científico que abriga 18 museus, várias galerias e o Zoológico Nacional do Smithsonian. Com este porte, é considerado um dos maiores conglomerados museológicos do Planeta.

smithsonianEsta constituição guarda em seu acervo uma média de 142 milhões de objetos manufaturados, em nome da população deste país. É possível encontrar em seus recintos desde criações do famoso artista pop Andy Warhol até exemplares da comunidade tsonga, oriunda da África. Há de tudo em suas dependências: cocares confeccionados com penas de águias; modelos de air bags produzidos pela NASA.

No Jardim de Esculturas, localizado no National Mall, perfilam-se lado a lado produções de Picasso e Miró, que são exibidas em âmbito externo. Próximo a ele, o Museu Hirshhorn de Arte Moderna e Contemporânea apresenta em suas instalações artefatos com os quais os visitantes dialogam constantemente.

O Smithsonian apresenta igualmente um núcleo de pesquisas, focado na esfera educacional pública, nos projetos de ação nacional e na concessão de bolsas de estudo no circuito artístico, científico e histórico. Em 1846 o pesquisador inglês James Smithson, enlevado com a idéia de criar no novo mundo, a nascente nação norte-americana, um centro utópico de desenvolvimento e disseminação do conhecimento, legou ao governo norte-americano os recursos necessários para a criação do Instituto Smithsonian.

Além dos espaços já descritos, este complexo conta também com um espaço de três patamares subterrâneos para acolher dois museus e o Centro S. Dillon Ripley, que engloba a Galeria Internacional, centros administrativos e locais reservados para aulas. Em Nova York estão localizados o Cooper-Hewitt, o Museu Nacional de Design e o Museu Nacional do Índio Americano.

Em Washington estão centrados o Freer Museu de Arte Asiática, o Arthur M. Sackler, o Museu Nacional de Arte Africana e uma das instalações do Museu Nacional do Índio Americano. Lado a lado o público se depara com objetos ancestrais e outros produzidos recentemente, tudo oferecido gratuitamente aos visitantes.

O Instituto Smithsonian dispõe de inúmeros projetos direcionados para a cultura e a educação, entre eles o Serviço de Exibição Turística, que dissemina o teor das exposições deste complexo para outros museus, instituições educacionais e núcleos de natureza pública; e o Smithsonian Affiliations, que permite o intercâmbio de pesquisas, objetos e outras produções com os demais centros culturais.

O periódico editado pelo Instituto, o Smithsonian Magazine, de circulação mensal e conteúdo voltado para as artes, a história e as ciências, é um dos frutos deste conglomerado, além do Air & Space/Smithsonian, de periodicidade bimestral, mais focado em temáticas científicas.

Este complexo é muito conhecido também por sua faceta científica, pois inclui em seu amplo espectro um dos mais modernos núcleos acadêmicos nas esferas das ciências, das artes e das humanidades. Com esse fim ele destina igualmente diversos espaços específicos para estas pesquisas.

Fontes:
http://www.si.edu/guides/portuguese.htm
http://historia.abril.com.br/cultura/smithsonian-arte-museu-434317.shtml

Arquivado em: Estados Unidos