Salt Lake City

Salt Lake City é a cidade com maior população e a capital de Utah, estado norte-americano. Para facilitar, o nome da região é, comumente, abreviado para SLC ou Salt Lake. A localização de Salt Lake City se dá na região do Grande Lago Salgado, de onde provém o nome da cidade, pois, Salt Lake, quando traduzido para português, significa Lago Salgado.

A fundação de Salt Lake City remete ao ano de 1847, quando Brigham Young, um profeta, liderou um povoado de mórmons pioneiros no objetivo de escapar da violência que acometia o meio-oeste norteamericano naquela época. Atualmente, a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem sua sede instalada em SLC. Segundo levantamento realizado pelo governo  dos Estados Unidos, 78% dos habitantes da cidade são mórmons, deste total, 60% estão centralizados em Utah.

No ano de 2010, o censo realizado em todo o território dos EUA confirmou que Salt Lake City é a 126ª maior cidade da nação com 186.440 habitantes. Na região metropolitana, encontram-se 1.124.197 habitantes, o que faz da área a 196ª maior região metropolitana em escala mundial no que se refere à densidade populacional. Situada em uma grande região urbana denominada Frente Wasatch, possui, ainda, 2.238.697 habitantes neste local.

O desenvolvimento e crescimento da economia de Salt Lake City tiveram início com a construção da 1ª ferrovia intercontinental, o que deu o apelido de "Crossroads of the West" à região. Além disso, a atividade de mineração sempre foi muito forte na área. Outro fator culminante para o desenvolvimento de SLC foi a indústria de turismo baseada nas estações de esqui, que levam milhares de pessoas à região todos os anos.

Com todos estes fatores, o crescimento da cidade chamou a atenção no ano de 2008, quando Salt Lake teve seu nome incluído no World Cities Study Group and Network (GaWC) do Reino Unido, que colocou a área em uma seleção de cidades notáveis por seu patrimônio histórico, política, cultura e economia. Na lista do grupo de estudos, SLC foi comparada a locais metropolitanos de grande destaque como Jerusalém, Lusaka, Baku, Liverpool e Nakara, sendo que superou as seguintes regiões: Tianjin, Gaborone, Austin e Muscat. Além de ter sediado as Olimpíadas de 2002, Salt Lake City é um dos maiores centro bancários, financeiros e industriais dos Estados Unidos.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Salt_Lake_City
http://factfinder2.census.gov/faces/tableservices/jsf/pages/productview.xhtml?pid=DEC_00_SF1_GCTPH1R.ST10&prodType=table
http://www.slcgov.com/
http://saltlakecity.about.com/

Arquivado em: Estados Unidos