Tribo Cherokee

Com sua origem na América do Norte, os povos ameríndios denominados cherokees são uma das tribos da nação nativa chamada iroquois. Antes do século XVI, eles se localizavam na região leste dos EUA, mas acabaram sendo expulsos pelos brancos para o Planalto de Ozark, cordilheira localizada entre os rios Missouri  e Arkansas.

Atualmente, os cherokees são a maior população de índios nos Estados Unidos, com aproximadamente 310.000 membros. Por apresentarem alguns costumes dos brancos na época da colonização, foram denominados uma das “5 Tribos Civilizadas”, grupo completado pelas tribos Seminole, Choctaw, Chickasaw e Creek.

Os grupos de índios cherokees reconhecidos pelo governo americano estão divididos em tribos em Tahlequah, em Oklahoma, onde fica o grupo formado pela Cherokee Nation e a United Keetoowah Band of Cherokee Indians. Já a Eastern Band of Cherokee Indians, localiza-se na Carolina do Norte. Além destes territórios, considerados os mais conhecidos, existem tribos em locais como: Alabama, Missouri, Geórgia, Arkansas e Tennessee.

A unificação da Nação Cherokee ocorreu devido a uma associação de inter-relacionamento entre as cidades-estados no começo do século XVIII. Nomes importantes para este processo foram: Alexander Cumming, um emissário da Inglaterra, e Moytoy, denominado o imperador cherokee a partir de 1730.

Após se tornar imperador, Moytoy cedeu aos pedidos de Cumming, reconhecendo Jorge II como rei inglês e guardião dos povos cherokees. Antes deste acordo, nos quase dez anos que o antecederam, o nativos travaram vários embates contra o governo dos colonos da Carolina do Sul. Apesar do título atribuído a Moytoy, o imperador não tinha poderes ilimitados em relação à tribo. Com o tempo, surgiram líderes de outras linhagens.

Quando ocorreu a Revolução Americana, também conhecida como Guerra da Independência dos Estados Unidos da América (1776 a 1783), diversos índios cherokees partiram para outros condados, abandonando seus locais de origem devido à violação de pactos de território firmados anteriormente. Isso ocorreu devido à intensa briga entre os colonos para a ocupação das terras indígenas durante o conflito.

Os primeiros povos dissidentes foram para regiões em que atualmente encontram-se os Estados do Missouri e Arkansas. Em meados de 1800, houve o estabelecimento de assentamentos indígenas próximos às bacias do rio White e do rio St. Francis. Posteriormente, a população cresceu tanto que o governo dos EUA estabeleceu, no Arkansas, a Reserva Indígena Cherokee. Muitos destes nativos removidos foram alcunhados como Chickamaugas, que tinham como líder Canoa Arrastada, o cacique.

Fontes:
http://pt.scribd.com/doc/39575000/Uma-historia-Cherokee
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-tribos-mais-poderosas-dos-eua
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_tribos_civilizadas
http://gladio.blogspot.com.br/2012/11/segunda-maior-nacao-india-dos-eua.html
Foto: http://www.everyculture.com/multi/Bu-Dr/Cherokees.html#b

Arquivado em: Estados Unidos