Worcester

Cidade localizada no Estado de Massachusetts, EUA, Worcester é considerada a segunda maior área da Nova Inglaterra (região nordeste do país), ficando atrás somente de Boston. Conforme informações do censo nacional realizado no ano de 2010, a população de Worcester totaliza 81.045 habitantes e tem 1 870,53 habitantes por quilômetro quadrado de densidade populacional. No que se refere à geografia, a região apresenta uma área total de 99,6 quilômetros quadrados, sendo que 2,8 km² são cobertos por água e 96,8 km² por terra. Além disso, com a presença de 74.645 habitações de caráter residencial, é a 2ª cidade com maior população do Massachusetts e sua densidade populacional é de 771,22 residências por quilômetro quadrado. A área é conhecida por apelidos como “O coração da comunidade” e “A cidade das sete montanhas”.

massachusettsA cidade de Worcester apresenta algumas das faculdades e universidades mais importantes dos Estados Unidos, tendo formado personalidades influentes. Entre estas instituições de ensino, destacam-se as seguintes: “Holy Cross College”, que no ano de 2009 foi considerada pelo US News and World Report uma das cinquenta melhores faculdades dos EUA, a “Clark University”, em que estudaram personalidades como Albert A. Michelson, Robert Goddard e Franz Boas. Nesta universidade foi criada American Psychological Association, por G. Stanley Hall, pioneiro nos campos de educação e psicologia. Outra entidade importante em Worcester é o "Worcester Polytechnic Institute", que foi considerada em 2009 pelo US News and World Report como uma das cem melhores universidades dos EUA.

Entre outras personalidades importantes da região estão: Hannah Snell, Philip Henry Gosse, Thomas Brock, Edward Leader Williams, William Morris, Geoffrey Anketell Studdert Kennedy, Mrs. Henry Wood, Fay Weldon, Revd Thomas Davis, Dave Mason, Ernest Payne, Sheila Scott, James White, Ann Hatton e John Mathew Gutch.

No final da década de 70 (século XX), a cidade de Worcester começou a ser chamada de “Cidade dos vermes” (Wormtown). Isso ocorreu após uma brincadeira do radialista de uma rádio comunitária da região, criada por universitários em 1973. Por volta do ano de 1978, a cidade passava por uma grande ebulição cultural causada por manifestações artísticas de música underground e cultura com influências na ideologia punk. O termo “Wormtown”, na verdade, foi utilizado para apelidar o panorama cultural da cidade antes desse fenômeno, que era artisticamente “morto”, segundo o radialista.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Worcester
http://www.worcesterma.gov/city-clerk/history/general
http://www.city-data.com/us-cities/The-Northeast/Worcester-History.html
 Mapa: http://wwp.greenwichmeantime.com/time-zone/usa/massachusetts/

Arquivado em: Estados Unidos