Bósnia e Herzegovina

A Bósnia e Herzegovina teve origem com o fim da Iugoslávia em uma guerra sangrenta. O país é considerado uma república dos Balcãs e seus limites de território são os seguintes: Croácia (oeste e norte), Sérvia (sul e leste), Montenegro (sul) e Mar Adriático (pequena região no litoral). A capital da Bósnia e Herzegovina é Sarajevo e a nação é dividida em duas entidades autônomas politicamente que são: República Sérvia (que não é a Sérvia) e Bósnia e Herzegovina.

Pelo lado religioso, a Bósnia e Herzegovina apresenta crenças diversas devido às muitas etnias de seus habitantes. A divisão religiosa do país é a seguinte: a maioria dos sérvios é cristão ortodoxo (cerca de 99%) e a maior parte dos bósnios são seguidores do islão (90%). Já os croatas seguem o catolicismo romano (88%). Uma curiosidades sobre a religiosidade do país é que, num pequeno povoado nomeado Međugorje, a população alega que ocorrem aparições da Virgem Maria e, com isso, a cidade atrai pessoas do mundo todo que querem conferir o fenômeno.

Economicamente, na época em que formava parte do território Iugoslavo, a  Bósnia e Herzegovina era considerada uma das regiões mais pobres. Seus meios de agricultura sempre foram dominados por setores privados e o meio rural demonstrou ineficiência na produção de alimentos. Por isso, a maior parte da comida do país vem de importações.

Outro fator que atrasou a indústria Bósnia foram as guerras entre etnias, que além de gerar desemprego e diminuir a produção em 80%, causou a  morte de cerca de 200 mil pessoas e gerou a emigração de quase 50% dos habitantes. Apesar da instabilidade da economia da nação, houve uma recuperação entre os anos de 1996 e 1998. Porém, em 1999 houve nova queda e a Bósnia e Herzegovina tem permanecido com índices menores do que os estabelecidos nos anos 90.

Entre os anos de 1994 e 2007, diversas empresas estrangeiras realizaram investimentos no país. Por área, essas ações estão divididas assim: 37.7% em manufatura, 21% em bancos, 4.9% em serviços, 9.6% em comércio, 0.30% em transporte e 1% em turismo.

Segundo levantamento do censo realizado no ano de 1991, os habitantes da Bósnia e Herzegovina estão divididos da seguinte forma:

  • Bósnios étnicos – 44%
  • Sérvios – 31%
  • Croatas – 17%
  • Iugoslavos – 6%
  • Os outros 2% dividem-se entre etnias pouco expressivas numericamente.

Fontes:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/informacoes-bosnia-e-herzegovina.htm
http://wikitravel.org/pt/B%C3%B3snia-Herzegovina

Arquivado em: Europa