Bucareste

Cidade de maior território e capital romena, Bucareste localiza-se na região sudeste e, por estar localizada nas margens do Dâmbovita, rio que nasce nas montanhas Făgăraş e possui 286 km de extensão, era antigamente chamada de Fortaleza de Dâmbovita. A primeira referência histórica da cidade encontrada tem data em 1459 e, por isso, a Romênia pode ser considerada uma cidade nova para os padrões vigentes na Europa.

Bucareste. Foto: ncristian / Shutterstock.com

Bucareste. Foto: ncristian / Shutterstock.com

Daquela época para os tempos atuais, as terras de Bucareste passaram por muitas mudanças. No ano de 1862, formaram a capital do Estado da Romênia, tornando-se a principal região e um centro de cultura, artes e comunicações da Romênia. Um de seus pontos mais marcantes é a arquitetura, pois a cidade apresenta um misto de escolas de diversas épocas como a moderna, a comunista, a entre guerras e a histórica.

A história da arquitetura romena no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial contrasta com a situação da população. A sofisticação e a elegância que era vista em suas igrejas, castelos, entre outros locais da elite, deram o apelido de “Pequena Paris” ou “Paris do Leste” à Bucareste. Por outro lado, a vida da população havia sido muito afetada pelo período de guerras, deixando muitas pessoas em condições precárias. Devido a isso, Bucareste também foi apelidada de Cidade dos Orfanatos, pois as baixas nos conflitos tinham deixado muitas crianças perdidas pelas ruas e órfãos na cidade.

Em 2006, o censo verificou uma população de 1.930.390 habitantes em Bucareste. Porém, há uma área urbanizada que se estende além dos limites da cidade. Juntas, a população da capital e a das áreas do entorno contabilizam 2,1 milhões de pessoas. Além das regiões adjacentes, ainda existem as cidades satélites que ficam localizadas em volta da área urbana, o que aumenta a população da região metropolitana para 2,6 milhões de habitantes. Com essa densidade populacional, Bucareste está na sexta posição entre as maiores cidades da União Europeia por habitantes dentro dos limites territoriais.

Pelo lado econômico, a capital romena apresenta fortes aglomerados industriais e é um dos mais importantes eixos de transporte da parte oriental da Europa. Bucareste ainda apresenta inúmeros institutos educacionais e é a cidade mais desenvolvida da Romênia. O nome oficial da região é Municipiul București, em português, Município de Bucareste.

Quando comparadas com outras capitais do Leste da Europa, Bucareste é a que tem um dos menores índices de criminalidade, apresentando uma queda de 51% de 2000 até 2004. A cidade tem gangues e um grupo criminoso organizado chamado clã Cămătaru, mas as atividades destas máfias não afetam muito o cotidiano em Bucareste.

Fontes:
http://www.cons-gen-romania-rio.com/
http://www.viagem.uol.com.br/album/guia/bucareste_album.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bucareste
http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/RO

Arquivado em: Europa