Cardiotocografia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A cardiotocografia (CTG) trata-se de um método biofísico não invasivo de avaliar o bem estar do feto, permitindo gravar os batimentos cardíacos do mesmo, bem como as contrações uterinas durante a gestação.

De acordo com o momento em que é realizada pode ser classificada de formas distintas: cardiotocografia anteparto, quando feita antes do início do trabalho de parto; e cardiotocografia intraparto, realizada durante o período de trabalho de parto. Quando a CTG é realizada sem que o profissional que está realizando o exame interfira, é chamada de basal; no entanto, quando são utilizados recursos mecânicos ou vibro-acústicos é chamada de estimulada.

Esta técnica é não invasiva, pois é feito através da pele da mãe. Esta, por sua vez, deve ser posicionada sentada, com os joelhos e costas parcialmente elevados, com uma almofada sob o quadril direito, fazendo com que o útero se desloque para a esquerda. No abdômen da gestante são colocados eletrodos ligados a um monitor, capazes de evidenciar a taxa cardíaca fetal, bem como a presença e a duração das contrações uterinas, permitindo que o médico observe se o feto é saudável e quão bem está tolerando as contrações.

Quando há uma oscilação da frequência cardíaca fetal, significa que o sistema de condução nervosa composto pelo córtex, bulbo, nervo vago e condução cardíaca estão funcionando dentro da normalidade. Já quando há uma diminuição da variabilidade e uma parada dos impulsos corticais, significa que os mecanismos hemodinâmicos compensatórios fetais não estão sendo capazes de manter a oxigenação cerebral. Nos casos de variabilidade normal da frequência cardíaca Fo feto, o mesmo ainda não apresenta hipóxia tecidual pronunciada, que resulta em dano permanente. Outros fatores também podem levar à diminuição da oscilação, como: ausência de córtex, bloqueio por drogas, bloqueio vagal total do ramo cardíaco.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardiotocografia
http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v24n1/8505.pdf
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/003405.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!