Cisternografia

A cisternografia consiste em um exame radiológico da cabeça, que tem por objetivo estudar o funcionamento do cérebro, possibilitando avaliar e evidenciar alterações no fluxo do líquido cefalorraquidiano no espaço subaracnóideo e diagnosticar patologias como, por exemplo, a hidrocefalia.

Durante a realização deste exame, injeta-se o radiofármaco via punção lombar, sendo necessário realizar diversas sessões de imagens cerebrais, que devem ser reproduzidas durante dois ou três dias seguidos. Em certos casos é necessário que o paciente seja internado e muitas vezes, sedado.

A cisternografia é contra-indicada em casos de aumento de pressão intracraniana, em gestantes e lactantes, em consequência do risco oferecida ao feto pela radiação e da escassez de pesquisas que determinem os reais riscos sobre a lactação.

Fontes:
http://www.tuasaude.com/cisternografia/
http://www.hospitaldaluz.pt/PopUp.aspx?showArtigoId=287&PopUp=1
Foto: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1850-15322008000300013&script=sci_arttext

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Exames Médicos