Eletronistagmografia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A eletronistagmografia (ENG) trata-se de um exame diagnóstico capaz de avaliar de forma indireta a função vestibular, por meio da observação dos movimentos oculares. Também pode diagnosticar a causa de vertigem, tonturas ou transtornos do equilíbrio.

Este exame é utilizado em maior escala nos Estados Unidos e na Europa e é realizado utilizando-se aparelhos que apresentam um canal de registro que permite a visualização somente de nistagmos horizontais, podendo ser feito tanto com os olhos abertos quanto fechados.

Realiza-se este exame utilizando eletrodos que são colocados acima e abaixo dos olhos. Estes, por sua vez, irão avaliar os movimentos oculares. A bateria de testes padrão ENG é composta por 3 partes:

Este exame tem como objetivo:

Fontes:
http://www.otoneurologia.uerj.br/index_arquivos/textos/VectoEletro.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletronistagmografia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!