Espirometria

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A espirometria (termo oriundo do latim spirare = respirar; metrum = medida), também chamada de exame do sopro, prova da função pulmonar ou prova respiratória, trata-se de um exame do pulmão capaz de verificar os diversos volumes e fluxos pulmonares.

Este exame pode ser realizado por médicos pneumologistas e/ou cardiopneumologistas e fisioterapeutas e é capaz de medir a velocidade e a quantidade de ar que adentra e sai dos pulmões de um indivíduo.

Consiste em um exame não invasivo e indolor, apresentando em raros casos potencial risco ao paciente em decorrência das manobras necessárias para a sua realização.

Realiza-se a espirometria por meio de diversas manobras respiratórias pela boca através de um tubo conectado a um aparelho denominado espirômetro, o qual registra o volume e a velocidade do ar respirado. Resumidamente, sentado, o paciente respira por meio de um tubo ligado ao espirômetro, existindo um feixe de borracha que tampa o nariz, uma vez que não se pode desperdiçar o ar respirado pelo paciente. O profissional que guia o exame pode pedir ao paciente para este:

  • Respirar tranquilamente por certo tempo;
  • Encher o peito completamente;
  • Assoprar com o máximo de força e rapidez que conseguir, sendo que o paciente deve repetir o assopro no mínimo 3 vezes;
  • É provável que seja necessário assoprar vagarosamente algumas vezes;
  • Depois de findada a primeira etapa, o técnico pode solicitar ao paciente o uso de um “spray” broncodilatador, repetindo-se o exame após 15-20 minutos.

Este exame pode ser solicitado para pesquisar patologias respiratórias, como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bem como no acompanhamento da evolução de outras patologias respiratórias.

Anteriormente ao exame, devem ser adotadas algumas medidas, como:

  • Evitar fazer refeições volumosas 1 horas antes da realização do exame;
  • Suspender o uso de broncodilatadores de curta ação 4 horas antes do exame e os de longa ação pelo menos 12 horas antes do exame;
  • Nas 6 horas que precedem o exame, não consumir café e chá;
  • Não fazer uso de tabaco por no mínimo 2 horas antes do exame;
  • Não consumir bebidas alcoólicas nas últimas 4 horas antes do exame;
  • Repousar por 5 a 10 minutos antes do exame.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espirometria
http://www.neolabor.com.br/espirometria_analisepericial.htm
http://www.espirometria.com.br/
http://www.institutosomed.com.br/exames/pneumologia-otorrinolaringologia/espirometria/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Exames Médicos
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: