Ortopantomografia

A ortopantomografia, também chamada de raio-x panorâmico, trata-se de um exame radiológico extra-oral, essencial em medicina dentária, que possibilita recolher informações a respeito do segmento inferior da face, abaixo das órbitas.

Esta forma de diagnóstico é utilizada para avaliar estádio de erupção dentária, dentes ausentes, determinação da idade de um indivíduo, detecção da presença de anomalias dentárias, alterações de número de dentes, disposição dos dentes na arcada e provável trajeto de erupção, linhas de fraturas ósseas, presença de terceiros molares (popularmente conhecido como dente do siso) e seu posicionamento, avaliação da massa óssea existente, presença de restaurações e/ou de próteses dentárias e morfologia do côndilo.

Este exame é feito utilizando-se um aparelho adequado para tal, denominado ortopantomógrafo, com o paciente posicionado de forma apropriada e imóvel, enquanto o aparelho move-se ao redor do paciente, emitindo radiação.

O responsável pela realização deste exame pode ser um técnico de radiologia, dentista ou estomatologista.

Trata-se de um exame não invasivo e indolor. Contudo, algumas precauções são necessárias, como o uso de avental de chumbo em caso de mulheres gestantes, bem como a retirada de todos os acessórios metálicos que possam aparecer nas imagens radiográficas, como brincos e piercings.

Fontes:
http://www.tuasaude.com/ortopantomografia/
http://www.xgaia.org/Ortopantomografia.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Exames Médicos