Sigmoidoscopia

A sigmoidoscopia é um exame médico pouco invasivo das seguintes partes do tubo digestivo: ânus, reto, cólon sigmóide e porção distal do cólon descendente. Esta não deve ser confundida com a colonoscopia, exame parecido, mas responsável pela visualização da de todo o sistema colorretal, enquanto que na sigmoidoscopia, a região observada é menor, girando em torno de 60 cm de comprimento.

Para sua realização, utilização uma sonda delgada, que possui uma câmera em sua extremidade, denominada sigmoidoscópio, permitindo a visualização das regiões finais do intestino grosso. Existem dois tipos de sigmoidoscópio: o rígido e o flexível. O primeiro é utilizado para tratar problemas no ânus e no reto, enquanto que o segundo permite a visualização até a região baixa do cólon.

É importante que o paciente avise ao médico quais medicações estão sendo usadas no momento, pois alguns fármacos podem interferir com a preparação ou com o exame, bem como alergias a medicamentos. No dia anterior ao exame, o paciente deve realizar rápidas refeições e enemas de limpeza, ou então, ingerir laxativos para facilitar a limpeza intestinal. Cada clínica segue um protocolo. No dia do exame, deve ser feita ingestão somente de líquidos e o enema de limpeza deve ser repetido.

Antes do exame, o paciente precisa assinar um termo de responsabilidade sobre o procedimento. Durante o procedimento, o paciente permanece em decúbito lateral. O exame inicia-se com o médico realizando o toque retal para verificar se há a presença de alguma obstrução. Em seguida, introduz-se vagarosamente o sigmoidoscópio para visualização detalhada da parede intestinal. Introduz, juntamente com o sigmoidoscópio, ar para melhor visualização da região intestinal examinada. Este aparelho conta com o aparato necessário em casos de necessidade de realização de biópsia.

Durante o procedimento, o paciente pode sentir vontade de defecar, bem como flatulência, devido à introdução de ar. Com relação às biópsias, essas não geram desconforto. Após o fim do procedimento, seu corpo irá liberar o ar que foi introduzido.

Este exame é indicado em casos de:

  • Dor abdominal;
  • Diarréia, constipação ou outras alterações intestinais;
  • Presença de sangue, muco ou pus nas fezes;
  • Suspeita de pólipos e câncer colorretais;
  • Confirmar o diagnóstico realizado com outros exames;
  • Realização de biópsias

Fontes:
http://www.conhecersaude.com/exames-medicos/s/3130-Sigmoidoscopia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmoidoscopia
http://www.urgegastro.com.br/index.php/procedimentos-endoscopicos/endoscopia-digestiva/colonoscopia/sigmoidoscopia-flexivel
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/003885.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Exames Médicos