Videoestroboscopia da laringe

A videoestroboscopia da laringe, também denominada estroboscopia laríngea, trata-se de um exame detalhado da laringe, que visa investigar a causa de alterações vocais, buscando possíveis patologias.

O vídeo-estroboscópio consiste em um aparelho de endoscopia da laringe que possibilita não somente a visualização da laringe, mas também de sua função. É um equipamento digital, que emite luz pulsada (luz estroboscópica) que permite a visualização da movimentação das pregas vocais, impossível de ser visualizada a olho nu, como se estivessem em câmera lenta ou paradas (variando de acordo com a emissão dos flashs), permitindo a observação e avaliação das pregas vocais. Essas imagens são gravadas para posterior avaliação.

Trata-se de um procedimento indolor, porém pacientes que apresentam muito reflexo ao toque na garganta podem necessitar de anestesia com spray.

Indica-se a realização deste exame em casos de alterações da voz (disfonia), como voz rouca, tensa, áspera, e nos casos de afonias, quando há perda total da voz.

Quando comparada com outros métodos de diagnóstico, a videoestroboscopia da laringe apresenta várias vantagens, como:

  • Diagnóstico mais preciso de patologias apontadas por outros métodos;
  • Identificação de afecções não observada através de outros métodos;
  • Permite a comparação de padrões vibratórios em momentos distintos do ciclo vocal;
  • Aumento na eficiência do diagnóstico;
  • Baixo custo.

Fontes:
http://www.clinicalucano.com/otorrinoefono/estrobo.htm
http://www.capeotorrino.com.br/exames/video_estroboscopia.html
http://www.otorrinoshospital.com.br/videoestroboscopia.html
http://emedicine.medscape.com/article/866178-overview

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Exames Médicos