Questões da prova Acafe 2017/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2017/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

“Diferentemente do Realismo e do Naturalismo, que se voltavam para o exame e para a crítica da realidade, o Parnasianismo representou na poesia um retorno ao clássico, com todos os seus ingredientes: o princípio do belo na arte, a busca do equilíbrio e da perfeição formal. Os parnasianos acreditavam que o sentido maior da arte reside nela mesma, em sua perfeição, e não na sua relação com o mundo exterior.”
(CEREJA; MAGALHÃES, 1999, p. 334).

Sobre o Parnasianismo, assinale a alternativa correta.


Questão 12:

Em relação à obra Esaú e Jacó, de Machado de Assis, marque com V as citações verdadeiras e com F as falsas.

( ) Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”.
( ) ‘Confeitaria do Custódio'. Muita gente certamente lhe não conhecia a casa por outra designação. Um nome, o próprio nome do dono, não tinha significação política ou figuração histórica, ódio nem amor, nada que chamasse a atenção dos dois regimes, e conseguintemente quepusesse em perigo os seus pastéis de
Santa Clara, menos ainda a vida do proprietário e dos empregados. Por que é que não adotava esse alvitre? Gastava alguma coisa com a troca de uma palavra por outra, Custódio em vez de Império, mas as revoluções trazem sempre despesas.
( ) Aires quis aquietar-lhe o coração. Nada se mudaria; o regime, sim, era possível, mas também se muda de roupa sem trocar de pele. Comércio é preciso. Os bancos são indispensáveis. No sábado, ou quando muito na segunda-feira, tudo voltaria ao que era na véspera, menos a constituição.
( ) Entre a morte de Quincas Borba e a minha, mediaram os sucessos narrados na primeira parte do livro. O principal deles foi a invenção do emplasto Brás Cubas, que morreu comigo, por causa da moléstia que apanhei.

A sequência correta é:


Questão 13:

Assinale a alternativa em que o texto faz referência à obra de Maria Valéria Rezende.


Questão 14:

Correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Ariano Suassuna
( 2 ) Machado de Assis
( 3 ) Carlos Henrique Schoereder
( 4 ) Conceição Evaristo

( 5 ) Maria Valéria Rezende

( ) Renê, um recepcionista noturno de hotel, tenta reconstruir sua vida e encontra na amizade de Copi, um travesti obcecado por fotografias, uma alternativa para sua vida destruída. Renê lerá o que Copi escreve e será o único que terá acesso a suas fotos de surpreendente beleza.
( ) [...] Vou me acalmando desse jeito. Foi bom botar pra fora essa coisa toda, dizer claramente pra mim mesma o que tinha vergonha de dizer a qualquer pessoa, vergonha de dizer o que minha filha fez comigo?, ou da minha raiva, do meu próprio egoísmo?, é egoísmo querer ter minha própria vida? Diga-me, Barbie, você que nasceu pra ser vestida e despida, manipulada, sentada, levantada, embalada, deitada e abandonada à vontade pelos outros, você é feliz assim?, você não tem vergonha?, eu tenho vergonha de ter cedido, estou lhe dizendo, vergonha
( ) As personagens principais de seus contos são quase sempre femininas. Velhas, moças, crianças. Negras, quase todas e quase todos. Ex-prostitutas, domésticas, pedreiros, traficantes. E outros e outras. Pobres todas e todos.
( ) O enredo da peça é um trabalho de montagem e moldagem baseado em uma tradição antiquíssima, que remonta aos autos medievais de Gil Vicente e mais diretamente a inúmeros autores populares que se dedicaram ao gênero do cordel.
( ) Os meninos foram crescendo, fisicamente eram idênticos, porém suas opiniões e modo de pensar divergiam muito. Isso afligia Natividade, que era toda dada aos filhos, esses por muitas vezes brigavam por nada, afligindo a mãe ainda mais. Um dos motivos de tanta discórdia eram as opiniões políticas que tinham.


Questão 15:

Todas las alternativas son correctas, es decir, encuentran confirmación en el texto, excepto una. ¿Cuál es esa alternativa?


Questão 16:

En esta pregunta todas las alternativas son incorrectas, excepto una. Indícala.


Questão 17:

Observa la descripción de los vocablos de la izquierda, tomados del texto.

( 1 ) inminente – es sinónimo de eminente.
( 2 ) emblemático – lo mismo que simbólico, representativo.
( 3 ) enriquecimiento inexplicable – es un eufemismo.
( 4 ) regímenes – es el plural de regime.
( 5 ) aleccionador – edificante.

Indica ahora la alternativa con todas las correctas en orden descendente.


Questão 18:

Observa cuáles de las siguientes proposiciones son V (correctas) y cuáles F (incorrectas). Atención a las palabras en cursiva (itálico).

( ) Brasil es la nación más grande de América del Sur.
( ) En Brasil no se habla el español si no el portugués.
( ) Cuando un amigo mío fue a Uruguay le pedí para me mandar una postal.
( ) Algunos no saben por qué Brasil, aunque su lengua no sea el español, es nación latinoamericana.

La secuencia correcta es:


Questão 19:

Opciones que reflejan el significado del texto. Después de leer las opciones, indica las correctas.

( 1 ) El relato narra la ejecución de un mal gobernante por el Contran D´Orville, con la colaboración de su esposa.

( 2 ) En el texto se cuenta el asesinato de un tirano y el recurso a la mentira por parte del asesino para atenuar la pena.
( 3 ) Para librar al pueblo del tirano, Contran acaba sacrificando no sólo su vida, sino también la honra de su esposa.
( 4) Contran se mostró valiente ejecutando a un mal gobernante, pero pusilánime al invoclucrar a su mujer para disminuir la pena.


Questão 20:

¿Cuál fue el móvil del asesinato cometido por Contran D´Orville?


Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 7