Questões da prova PUC-Campinas 2016/1 Geral

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-Campinas 2016/1 Geral. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Operadores da Bolsa atuam em várias partes do mundo, como se pode observar no mapa abaixo.

A alternativa que apresenta uma conclusão extraída a partir da interpretação do mapa é:


Questão 42:

O tempo “é uma obsessão para os atletas olímpicos em busca de recordes”. O recorde da corrida dos 5000 metros pertence a Kenenisa Bekele e é de 12 minutos e 37 segundos. Um atleta que reduzir esse tempo em 2% completará a distância com uma diminuição do tempo do recorde de, aproximadamente:


Questão 43:

O bronze campanil, ou bronze de que os sinos são feitos, é uma liga composta de 78% de cobre e 22% de estanho, em massa. Assim, a proporção em mol entre esses metais, nessa liga, é, respectivamente, de 1,0 para:

Dados:
Massas molares (g/mol)
Cu = 63,5
Sn = 118,7


Questão 44:

Apesar do automatismo da contração cardíaca, o pulsar do coração também é regulado por mediadores químicos capazes de alterar o ritmo dos batimentos. O mediador químico que acelera e o que diminui o ritmo cardíaco são, respectivamente, a:


Questão 45:

O consumo excessivo de sal pode acarretar o aumento da pressão das artérias, também chamada de hipertensão. Para evitar esse problema, o Ministério da Saúde recomenda o consumo diário máximo de 5 g de sal (1,7 g de sódio). Uma pessoa que consome a quantidade de sal máxima recomendada está ingerindo um número de íons sódio igual a:

Dados:
Massa molar do Na = 23,0 g/mol.
Constante de Avogadro: 6,0 × 1023 mol−1.


Questão 46:

Há mais de um século, o Big Ben londrino marca as horas. Suas badaladas estiveram presentes em diferentes eventos que marcaram a história do Reino Unido e da Europa. Atualmente, centenas de refugiados gostariam de estar em Londres para ouvir as badaladas do Big Ben. Nem todos conseguirão...

Sobre os refugiados são feitas as afirmações:

I. Nesta década observa-se a maior imigração humana desde a Segunda Guerra Mundial. Fala-se em crise de refugiados como resultado de guerras civis e de regimes políticos violentos e radicais.
II. Os refugiados que chegam à Europa buscam países com estabilidade econômica como a Polônia e a Dinamarca. Por outro lado fogem de países em crise como a Grécia e a Itália.
III. A maior parte dos refugiados têm origem no Oriente Médio e Norte da África e se utilizam do mar Mediterrâneo para atingir o continente europeu.

Está correto o que se afirma APENAS em:


Questão 47:

O relógio que está na torre do Big Ben foi construído com o ponteiro grande medindo 4,7 metros e o ponteiro pequeno medindo 2,7 metros. Exatamente às 2 horas, a distância entre as pontas, que marcam o tempo, dos dois ponteiros é de, aproximadamente:


Questão 48:

Considere a descrição abaixo.

A longcase clock, also tall-case clock, floor clock, or grandfather clock, is a tall, freestanding, weight-driven pendulum clock with the pendulum held inside the tower, or waist of the case.

Essa descrição corresponde a:


Questão 49:

Durante o século XVIII, a Revolução Industrial constituiu um fenômeno predominantemente inglês. Mas a partir do século seguinte, começou a se expandir para vários países, provocando grandes transformações na vida das pessoas, uma vez que, com:


Questão 50:

Considere a figura abaixo:

Pode-se associar aos bombardeiros que a figura retrata:


Páginas: 1 2 3 4 [5]