Questões da prova PUC-RIO 2008

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-RIO 2008. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

A água, por ter um alto calor específico, é um elemento importante para a regulação da temperatura corporal em todos os chamados animais de sangue quente. A quantidade de água necessária para a manutenção da estabilidade da temperatura corporal varia, basicamente, em função de dois processos: a sudorese e a produção de urina. Assinale a opção que aponta corretamente como funciona esse controle.


Questão 62:

No caso de transplantes de órgãos, o processo de aceitação/ rejeição do órgão transplantado pelo indivíduo receptor está diretamente relacionado à(ao):


Questão 63:

Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a):


Questão 64:

Qual das características abaixo NÃO está presente nas células vegetais?


Questão 65:

Um indivíduo ao ingerir certa quantidade de bebida alcoólica geralmente apresenta uma necessidade maior de urinar. Este fato ocorre porque o álcool:


Questão 66:

Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi.


Questão 67:

O dopping, baseado na injeção de hemácias extras, é basicamente natural. A vantagem deste dopping é relativa à função desempenhada pelas hemácias. Por outro lado, a menor concentração de hemácias no sangue indica um problema de saúde. Indique a opção que aponta, respectivamente, a função das hemácias no sangue e a doença causada pela diminuição da quantidade dessas células.


Questão 68:

Considerando que todos os seres vivos necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a diferença essencial entre os autotróficos e heterotróficos, respectivamente, é:


Questão 69:

A digestão de celulose nos ruminantes é realizada por bactérias presentes em um de seus estômagos. Essas bactérias por sua vez obtêm proteção e fonte de alimentação dentro do estômago dos ruminantes. Essa relação pode ser classificada como:


Questão 70:

Uma criança do sexo masculino, que acaba de nascer, tem como pai um indivíduo que apresenta hemofilia e é normal com relação ao daltonismo. Sua mãe é portadora do gen para o daltonismo, mas não para o gen da hemofilia. Quanto a essa criança, podemos afirmar que:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7] 8