Questões da prova PUC-RIO 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-RIO 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

Um astronauta flutuando no espaço lança horizontalmente um objeto de massa m = 5 kg com velocidade de 20 m/s, em relação ao espaço. Se a massa do astronauta é de 120 kg, e sua velocidade final horizontal v = 15 m/s está na mesma direção e sentido do movimento da massa m, determine a velocidade do astronauta antes de lançar o objeto.


Questão 52:

Um satélite geoestacionário encontra-se sempre posicionado sobre o mesmo ponto em relação à Terra. Sabendo-se que o raio da órbita deste satélite é de 36 x 103 km e considerando- se π = 3, podemos dizer que sua velocidade é:


Questão 53:

Duas esferas idênticas, carregadas com cargas Q = 30 μ C, estão suspensas a partir de um mesmo ponto por dois fios isolantes de mesmo comprimento como mostra ao lado. Em equilíbrio, o ângulo θ, formado pelos dois fios isolantes com a vertical, é 45º. Sabendo que a massa de cada esfera é de 1 kg, que a Constante de Coulomb é k = 9 x 109N m2/C2 e que a aceleração da gravidade é g = 10 m/s2, determine a distância entre as duas esferas quando em equilíbrio. Lembre-se de que  μ = 10-6 .


Questão 54:

No circuito apresentado na figura, onde V = 7 V, R1 = 1Ω, R2 = 2Ω , R3 = 4Ω , podemos dizer que a corrente medida pelo amperímetro A colocado no circuito é:


Questão 55:

Dois blocos A e B cujas massas são mA= 5,0 kg e mB= 10,0 kg estão posicionados como mostra a figura ao lado. Sabendo que a superfície de contato entre A e B possui o coeficiente de atrito estático μ = 0,3 e que B desliza sobre uma superfície sem atrito, determine a aceleração máxima que pode ser aplicada ao sistema, ao puxarmos uma corda amarrada ao bloco B com força F, sem que haja escorregamento do bloco A sobre o bloco B. Considere g = 10,0 m/s2.


Questão 56:

Um balão de festa de aniversário de massa m = 10 g está cheio de gás. Sabendo-se que as densidades do ar e do gás são ρar = 1,3 g/cm3 e ρgás = 0,3 g/cm3, determine o volume de gás contido no balão para que o mesmo possa flutuar.


Questão 57:

0,5 mols de um gás ocupam um volume V de 0,1 m3 quando a uma temperatura de 300 K. Qual é a pressão do gás a 300 K? Considere R = 8,3 J/ mol K.


Questão 58:

Fluorquinolonas constituem uma classe de antibióticos capazes de combater diferentes tipos de bactérias. A norfloxacina, a esparfloxacina e a levofloxacina são alguns dos membros da família das fluorquinolonas.

norfloxacina esparfloxacina levofloxacina

De acordo com as informações acima, é incorreto afirmar que:


Questão 59:

Para as reações que ocorrem com troca de calor, sob pressão constante, a variação de entalpia (ΔH) é dada pela diferença entre a entalpia dos produtos (HP) e entalpia dos reagentes (HR), conforme indicado nas figuras abaixo.

Sobre reações que ocorrem com troca de calor e analisando os gráficos, é correto afirmar que:


Questão 60:

O bronze é uma liga metálica composta por cobre e estanho. A proporção de estanho pode variar de 2 a 11%. Sobre o bronze, é correto afirmar que:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9