Questões da prova UDESC 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

Dois tubos sonoros de mesmo comprimento se diferem pela seguinte característica: o primeiro é aberto nas duas extremidades e o segundo é fechado em uma das extremidades. Considerando que a temperatura ambiente seja de 20 °C e a velocidade do som igual a 344 m/s, assinale a alternativa que representa a razão entre a frequência fundamental do primeiro tubo e a do segundo tubo.


Questão 22:

Dois fios retilíneos, longos e paralelos, estão dispostos, conforme mostra a figura abaixo, em duas configurações diferentes: na primeira correntes elétricas de intensidades iA = 3,0 A e iB = 2,0 A são paralelas; e na segunda, correntes elétricas também de intensidades iA = 3,0 A e iB = 2,0 A são antiparalelas.

A intensidade da força magnética sobre 1,0 m de comprimento do fio B, e o comportamento dos fios, nas duas configurações acima, são, respectivamente, iguais a:


Questão 23:

De acordo com a figura abaixo, os valores das correntes elétricas i1, i2 e i3 são, respectivamente, iguais a:

 


Questão 24:

Filmes fotográficos para radiografias, do tipo preto e branco, possuem uma emulsão fotossensível. Confeccionou-se um filme neste modelo e constatou-se que, para dissociar moléculas contidas na emulsão fotossensível, é necessária uma exposição a fótons com energia mínima de 0,7 eV.

Assinale a alternativa que apresenta o valor do maior comprimento de onda da luz capaz de impressionar este filme.


Questão 25:

O gelo, ao absorver energia na forma de calor, pode ser transformado em água e, na sequência, em vapor. O diagrama de mudança de fases, abaixo, ilustra a variação da temperatura em função da quantidade de calor absorvida, para uma amostra de 200 g de gelo.

Com relação às mudanças de fase desta amostra de gelo, analise as proposições.

I. A temperatura do gelo variou linearmente ao longo de todo processo de mudanças de fase.
II. A amostra de gelo absorveu 19000 cal para se transformar em água a 0 °C.
III. A amostra de gelo absorveu 3000 cal para se transformar em água a 0 °C e 20000 cal até atingir 100 °C.
IV. Durante o processo de vaporização foi absorvida uma quantidade de calor 6,75 vezes maior que durante o processo de fusão.

Assinale a alternativa correta.


Questão 26:

A luz ao atravessar um material altera sua trajetória e sua velocidade. Estas mudanças estão associadas ao fenômeno da refração.

Com base na refração da luz, analise as proposições.

I. O índice de refração de um material é obtido pela razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no material, e o seu valor é sempre maior do que 1.
II. A velocidade da luz na água corresponde a um valor aproximado a 75% da velocidade da luz no vácuo.
III. Um raio de luz proveniente do interior de uma piscina se aproxima de uma reta perpendicular à interface ar-água, ao passar da água da piscina para o ar. Isto faz com que um observador externo tenha impressão de que a piscina é mais funda que na realidade.

Assinale a alternativa correta.


Questão 27:

Uma das principais contribuições para os estudos sobre eletricidade foi a da definição precisa da natureza da força elétrica realizada, principalmente, pelos trabalhos de Charles Augustin de Coulomb (1736-1806). Coulomb realizou diversos experimentos para determinar a força elétrica existente entre objetos carregados, resumindo suas conclusões em uma relação que conhecemos atualmente como Lei de Coulomb.

Considerando a Lei de Coulomb, assinale a alternativa correta.


Questão 28:

O consumo de ácido sulfúrico é utilizado como um indicativo do desenvolvimento industrial de um país. Porém, os resíduos ácidos, quando lançados diretamente no meio ambiente, podem provocar graves desequilíbrios na natureza. Para que o impacto ambiental seja reduzido é realizada a neutralização dos efluentes industriais.

Considerando a reação de neutralização do ácido sulfúrico, assinale a alternativa correta.


Questão 29:

Pela reação com o gás oxigênio quando o óleo combustível é queimado, o enxofre presente nele é transformado em dióxido de enxofre. Há alguns anos, a Petrobrás anunciou que o óleo combustível teria uma redução de 5% para 3% no teor de enxofre. Esta redução foi benéfica, visto que 272 toneladas a menos de enxofre deixaram de ser queimadas diariamente. A partir das informações, assinale a alternativa que contém a quantidade de massa de dióxido de enxofre que deixou de ser formada por dia e que seria lançada na atmosfera.


Questão 30:

A pressão osmótica no sangue humano é de aproximadamente 7,7 atm e os glóbulos vermelhos (hemácias) possuem aproximadamente a mesma pressão; logo, pode-se afirmar que estas são isotônicas em relação ao sangue. Sendo assim, o soro fisiológico, que é uma solução aquosa de cloreto de sódio utilizada para repor o líquido perdido por uma pessoa em caso de desidratação, também deve possuir a mesma pressão osmótica para evitar danos às hemácias.

Em relação à informação, assinale a alternativa correta.


Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7