Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2018/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
“Escherichia coli é comum na flora bacteriana do intestino de humanos e de outros animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas como infecção intestinal e infecção urinária, acontecendo principalmente se o indivíduo consumir água ou alimentos contaminados”. Fonte: KAPER JB, NATARO JP, MOBLEY HLT. Pathogenic Escherichia coli. Nat. Rev. Microbiol., 2: 123-140, 2004
“Escherichia coli é comum na flora bacteriana do intestino de humanos e de outros animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas como infecção intestinal e infecção urinária, acontecendo principalmente se o indivíduo consumir água ou alimentos contaminados”.
Fonte: KAPER JB, NATARO JP, MOBLEY HLT. Pathogenic Escherichia coli. Nat. Rev. Microbiol., 2: 123-140, 2004
A respeito das bactérias, assinale a alternativa incorreta.
Algumas bactérias possuem metabolismos aeróbico, na presença de oxigênio, e outras anaeróbicas, condição sem oxigênio.
Apenas uma pequena porcentagem das espécies de bactérias causa doenças ao homem.
As bactérias são unicelulares e procariontes e podem viver em formas isolada ou colonial.
Bactérias são seres pluricelulares e eucariontes que podem sintetizar diferentes componentes químicos do meio ambiente ou de seus hospedeiros.
Na atual classificação dos organismos, a bactéria E. coli está contida no domínio Bactéria.
Resultados recentes de trabalhos de pesquisadores da Fiocruz, de Pernambuco, mostraram que além do mosquito Aedes aegypti, o mosquito Culex quinquefasciatus, conhecido como pernilongo ou muriçoca, também é capaz de transmitir o zika vírus.
Analise as proposições em relação à informação, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Novas medidas de controle populacional dos mosquitos serão necessárias, já que os pernilongos Aedes e Culex possuem características genéticas diferentes. ( ) Esses resultados não trazem informações relevantes uma vez que todos os mecanismos de transmissão do zika vírus já são conhecidos, assim como o tratamento para a doença. ( ) Os vírus são seres vivos e agentes infecciosos diminutos, e como possuem metabolismo próprio podem se replicar rapidamente no ambiente, por isso não é aconselhável deixar água parada em recipientes ao ar livre. ( ) O zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e pode-se dizer que é o mesmo vírus da dengue, transmitida pelo mesmo mosquito, apenas mudando o nome da doença. ( ) Devido ao fato de ser uma doença causada por vírus, a confirmação da doença zika vírus ocorre apenas por sintomas, não tendo outra forma de confirmação, a exemplo, pelo exame de sangue.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
V – F – F – F – F
V – F – V – V – F
V – F – F – F – V
F – F – V – V – F
F – V – V – V – F
Um tubarão e um golfinho possuem muitas semelhanças morfológicas, embora pertençam a grupos distintos. O tubarão é um peixe que respira por brânquias, e suas nadadeiras são suportadas por cartilagens. O golfinho é um mamífero, respira ar atmosférico por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande semelhança externa pela ação do ambiente aquático que selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal ajustada à água.
Esse processo é conhecido como:
isolamento reprodutivo.
irradiação adaptativa.
homologia.
convergência adaptativa.
alopatria.
Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto entre indivíduos da mesma espécie (relações intraespecíficas), quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos; ou desarmônicas, quando pelo menos um deles é prejudicado.
São relações desarmônicas:
inquilinismo, parasitismo, competição e predação.
mutualismo, amensalismo, parasitismo e predação.
amensalismo, parasitismo, competição e predação.
comensalismo, inquilinismo, competição e predação.
amensalismo, parasitismo, competição e sociedade.
“Os fungos – sejam eles cogumelos ou não – são formados de um emaranhado de pequenos filamentos conhecidos como micélio. O solo está cheio desta rede de micélios, que ajuda a ‘conectar’ diferentes plantas no mesmo solo. Muitos cientistas estudam a forma como as plantas usam essa rede de micélios para trocar nutrientes e até mesmo para ‘se comunicar’.” Fonte BBC: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141128_vert_earth_internet_natural_dg.
“Os fungos – sejam eles cogumelos ou não – são formados de um emaranhado de pequenos filamentos conhecidos como micélio. O solo está cheio desta rede de micélios, que ajuda a ‘conectar’ diferentes plantas no mesmo solo. Muitos cientistas estudam a forma como as plantas usam essa rede de micélios para trocar nutrientes e até mesmo para ‘se comunicar’.”
Fonte BBC: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141128_vert_earth_internet_natural_dg.
Assinale a alternativa correta em relação à informação acima.
A relação de simbiose está de acordo com a teoria de Charles Darwin, na qual prevalece a competição por recursos entre espécies.
Esta pesquisa sobre a rede de micélio não é relevante, pois as plantas são organismos isolados e não podem estar conectadas entre si, necessitando apenas de sol para realizar a fotossíntese.
Os fungos são seres eucariontes, pluricelulares e heterotróficos, não necessitam de associações com outras espécies para sobreviver, e, por isso, a comunicação entre as plantas por intermédio dos micélios dos fungos não é possível.
A relação entre plantas e fungos é do tipo comensalismo, relação ecológica intraespecífica na qual duas espécies de animais se encontram associadas com benefício para uma delas, mas sem prejuízo para a outra.
Na relação de simbiose entre as plantas e os fungos, que são conhecidos como micorrizas, as plantas recebem água e nutrientes essenciais desses fungos e, nesta relação, as plantas fornecem carboidratos para o desenvolvimento dos fungos.
Em relação aos tipos de reprodução assexuada existentes nos seres vivos, assinale a alternativa incorreta.
Reprodução por partenogênese ocorre quando há troca de gametas entre indivíduos de uma mesma espécie, reproduzindo um novo ser vivo.
Reprodução por brotamento ocorre quando há formação de brotos em várias aéreas do corpo. Cada broto forma um novo ser vivo.
Reprodução por fragmentação ocorre quando partes de um ser vivo se soltam e originam novos seres vivos.
Reprodução por bipartição ocorre quando uma célula se divide em duas ou mais células.
Reprodução por esporulação ocorre pela liberação de célula especializada conhecida como esporo.
Nos oceanos, pode ocorrer a seguinte cadeia alimentar:
O fitoplâncton é um conjunto de organismos fotossintetizantes (microscópicos) que ficam à deriva nos oceanos. Ele representa o primeiro elo na transferência de alimento e, portanto, de energia química para os demais componentes da cadeia trófica. O zooplâncton, conjunto de pequenos organismos heterótrofos que consomem os produtores primários, recebe energia química em quantidade muito menor do que a energia solar que o fitoplâncton absorveu pela fotossíntese. Isso ocorre porque grande parte das substâncias orgânicas que os produtores primários sintetizam é perdida na forma de energia e calor, à medida que os organismos trabalham para se manter vivos. O mesmo processo ocorre quando os peixes pequenos como a sardinha predam o zooplâncton, e quando os peixes grandes se alimentam dos peixes pequenos. Logo, a quantidade de energia diminui no decorrer das relações da cadeia alimentar.
Assinale a alternativa correta em relação à transferência de energia entre os níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
Uma cadeia alimentar deve sempre possuir muitos níveis tróficos, como forma de garantir a mesma quantidade de energia em cada um desses níveis.
Quanto mais curta for uma cadeia alimentar, menor será a quantidade de energia disponível para o nível trófico mais elevado.
A quantidade de energia disponível aumenta à medida que é transferida de um nível trófico para outro nível trófico.
Todos os níveis tróficos dissiparão parte da energia adquirida, por meio das próprias atividades metabólicas e de calor.
O nível trófico com menor quantidade de energia disponível é o dos produtores.
Os somitos são:
blocos de células mesodérmicas das quais migram células que originarão vértebras, costelas e músculos axiais.
tecidos que se desenvolvem a partir do endoderma, presentes em todos os vertebrados com função de armazenar alimentos para o embrião.
conjuntos de membranas que envolvem os fetos.
tecidos de origem endodérmica que contêm vasos sanguíneos com funções respiratória e excretora.
células vegetais especializadas nas trocas gasosas e transpiração vegetal.
A introdução de uma espécie X de peixe em um lago, onde normalmente inexiste esta espécie, poderá provocar alteração do equilíbrio das populações de peixes autóctones. Sobre esse fato, analise as proposições.
I. A espécie X morrerá, pois espécies introduzidas não sobrevivem em ambientes que não sejam os seus.
II. O equilíbrio poderá ser alterado, se a espécie X for predadora dos peixes nativos.
III. O equilíbrio não será alterado, se a espécie X apresentar altas taxas reprodutivas e cuidado parental.
IV. O equilíbrio poderá ser alterado, se houver competição por alimentos entre a espécie X e as espécies nativas.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Complete as lacunas. ________ são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas. Quando estimulados iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como __________. Artificialmente, é possível produzir _________ por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.
Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente.
Auxinas, hidrotopismo, frutos simples baga
Auxinas, geotropismo, frutos partenocárpicos
Etilenos, tigmotropismo, frutos simples drupa
Giberelinas, geotropismo, frutos agregados
Etilenos, hidrotropismo, frutos partenocárpicos