Questões da prova UDESC 2018/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2018/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Uma loja de roupas resolveu fazer a seguinte promoção: comprando camisetas de mesmo valor, a segunda terá um desconto de 20% em relação à primeira, e a terceira 50% de desconto em relação ao valor pago na segunda. Se o valor total pago foi de R$ 286,00, então o preço pago na compra de apenas uma camiseta é de:


Questão 2:

Com base nas informações, o valor de m + n, com m e n naturais, é igual a:


Questão 3:

Analise as sentenças, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Se uma circunferência X está inscrita em um triângulo qualquer, então a interseção das bissetrizes desse triângulo determina o centro de X.

( ) Seja PQ uma corda de uma circunferência Y. A corda que passa pelo ponto médio de PQ e é perpendicular à PQ é um diâmetro de Y.

( ) Se EFG é um triângulo qualquer inscrito em uma circunferência Z, então a interseção das medianas desse triângulo determina o centro de Z.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.


Questão 4:

A Figura 1 representa a visão frontal de um cubo de aresta de 24 cm sobre um plano α e cortado por um plano β.

Sabendo que o ângulo formado entre os planos α e β é igual a 30 graus, e que a distância entre a reta r de interseção dos dois planos e a aresta do cubo paralela a r mais próxima de r é de 10 cm, então o volume da parte do cubo compreendida entre os dois planos é:


Questão 5:

Uma função f é dita par se para todo x do domínio tem-se que f (–x) = f (x), e uma função g é dita ímpar se para todo x do domínio tem-se que g (–x) = –g (x). Sobre essas informações, analise as sentenças.

I. O gráfico de uma função ímpar é simétrico em relação à origem do sistema cartesiano.

II. O gráfico de uma função par é simétrico em relação à origem do sistema cartesiano.

III. O gráfico de uma função ímpar é simétrico em relação ao eixo das ordenadas.

IV. O gráfico de uma função par é simétrico em relação ao eixo das ordenadas.

V. Os gráficos das funções pares e ímpares possuem a mesma simetria.

Das sentenças acima, tem-se exatamente:


Questão 6:

Roberto decidiu presentear sua namorada com um anel. Como não conhecia o diâmetro exato que deveria ter o anel, ele teve a ideia de ver qual seria o diâmetro de um anel adequado para ele, e comprar um com a medida de diâmetro 10% menor para sua namorada. Uma vez feita a medição, o que melhor se ajustou em seu dedo foi um anel de 20 milímetros de diâmetro. Após dado o presente, constatou-se que a ideia de Roberto não foi bem sucedida, sendo necessário ajustar o anel para que ele coubesse adequadamente no dedo da namorada. Para isso foram retirados 0,65 cm do comprimento do anel. Após o ajuste, a medida do raio do anel, em milímetros, ficou aproximadamente igual a:


Questão 7:

Assinale a alternativa correta.


Questão 8:

Uma empresa, hoje, atua com um quadro de 16 funcionários em uma jornada diária de 6 horas. Nessas condições, ela é capaz de produzir 120 produtos por dia. O número de funcionários necessários para produzir 200 produtos, caso a jornada de trabalho seja aumentada para 8 horas diárias, será de:


Questão 9:


Questão 10:

Uma fechadura tradicional funciona à base de pequenos pinos que, se corretamente alinhados, permitem girar o tambor que aciona a tranca. Os vales e picos na chave correspondente servem exatamente para deslocar esses pinos para a posição correta. Se um modelo específico de fechadura usa 5 pinos, e cada pino pode assumir 6 posições distintas, o número de trancas diferentes desse modelo é:


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10