Questões da prova UECE 2018.1 - 1ª Fase

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UECE 2018.1 - 1ª Fase. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, o que se diz a seguir sobre o papel dos Estados Unidos da América na geopolítica e na geoeconomia internacionais.

( ) Continuam sendo a maior potência política e econômica do mundo, pois sua superioridade militar é esmagadora e o país ainda detém o maior produto interno bruto (PIB) do planeta.
( ) Têm no seu mais recente presidente eleito, Donald Trump, um reconhecido conservador no que tange às ações de política externa em relação a países como Irã, Venezuela e Coreia do Norte.
( ) Fortaleceram importante posição de liderança ambiental global ao assumir compromissos na luta contra os efeitos das mudanças climáticas, em especial durante o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima.
( ) Com a crise econômica sentida nos último anos, o país tem desenvolvido uma política de desmilitarização e redução dos custos com armamentos, fato que já resultou numa diminuição das tensões internacionais com países inimigos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:


Questão 32:

Sobre a desigualdade geográfica do desenvolvimento humano, é correto afirmar que


Questão 33:

Considerando dados e informações relativos ao sistema regional do Brasil, assinale a afirmação verdadeira.


Questão 34:

Atente ao seguinte excerto:

“Os solos são corpos naturais da superfície terrestre que ocupam áreas e expressam características (cor, textura, estrutura etc.) da ação combinada dos fatores associados aos mecanismos e processos de formação do solo”.
Palmieri, F. e Larach, J. O I. Pedologia e Geomorfologia. Pág. 70. In. Geomorfologia e Meio Ambiente. Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. da. Rio de Janeiro. 1996. Bertrand Brasil.

Considerando o excerto acima e os conceitos de formação do solo, é correto afirmar que solo pedológico é formado


Questão 35:

Leia atentamente o seguinte enunciado:

“Os processos associados aos rios, denominados processos fluviais, enquadram-se, num sentido mais amplo, no conjunto de processos aluviais, que compreendem a erosão, transporte e sedimentação em leques aluviais, rios e leques deltaicos”.
Riccomini, C., Giannini, P. C. e Mancini, F. Rios e Processos aluviais. In. Decifrando a Terra. Teixeira, W. et al. São Paulo. Oficina de Textos. 2001.

Os leques aluviais, presentes em várias regiões de clima árido e úmido, constituem um importante tipo de depósito, com grande importância econômica, uma vez que podem conter ouro e diamantes dentre outros tipos de placer. Dentre as principais características desses sistemas, encontra-se


Questão 36:

Observe o que se diz a seguir a respeito do conceito de paisagem na geografia física:

“Por meio do conceito de paisagem, o imaginário social transforma culturalmente a natureza, ao mesmo tempo que os sistemas técnicos agregam ao território as formas-conteúdo da paisagem constituídas por representações sociais”.
Vitte, Antônio Carlos, O Desenvolvimento do conceito de paisagem e a sua inserção na Geografia Física. Mercator - Revista de Geografia da UFC. 2007.

Considerando os aspectos relativos ao conceito de paisagem na geografia física, como tratado no excerto acima, é correto concluir que paisagem


Questão 37:

Atente ao seguinte trecho de um artigo sobre a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, também conhecida como COP do Clima:

“Havia no início da conferência um clima de desconfiança de que esses compromissos não seriam seguidos. Por um lado, países como Polônia, ainda muito dependentes de carvão, ameaçam as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa da União Europeia como grupo. Alemanha também vem sendo muito criticada por, apesar de vir investindo muito em energias renováveis, ainda ter diversas usinas a carvão que, se não forem desativadas, tornam a meta alemã impossível de ser cumprida”.
COP do Clima deve reafirmar necessidade de cumprir compromissos até 2020. Giovana Girardi. 15 novembro 2017. Jornal Estadão. Disponível em http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambientese/cop-do-clima-deve-reafirmar-necessidade-de-cumprircompromissos-ate-2020/

A COP do Clima, realizada recentemente em Bonn, na Alemanha, reuniu além do Brasil, diversos países. Essa conferência teve como tema central


Questão 38:

No ouvido, para a chegada de informações sonoras ao cérebro, o som se propaga, de modo simplificado, por três meios consecutivos: o ar, no ouvido médio, um meio sólido (os ossos martelo, bigorna e estribo) e um meio líquido, no interior da cóclea. Ao longo desse percurso, as ondas sonoras têm


Questão 39:

Luz infravermelha com comprimentos de onda entre 780 e 1.400 nm tem maior penetração na pele, podendo superar 4 mm de profundidade. Essa característica é bem útil em aplicações em que o calor é utilizado no tratamento de lesões musculares localizadas. Para essa faixa do espectro eletromagnético, as frequências, em Tera Hertz, ficam localizadas aproximadamente entre


Questão 40:

Há uma legislação específica do Ministério da Saúde para produtos comestíveis, como sorvetes, que estabelece, dentre outras normas, que o volume de 1 kg desses produtos deve ser de aproximadamente 2,105 L. Assim, é correto afirmar que a densidade recomendada para esses produtos é


Páginas: 1 2 3 [4]