Questões da prova UERJ 2016 2º Exame

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UERJ 2016 2º Exame. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

De acordo com José de Alencar, a caracterização da identidade nacional brasileira, no século XIX, estava vinculada ao processo de:


Questão 52:

Observe a diferença entre a expansão das redes de metrô nas cidades do Rio de Janeiro e de Xangai.

As escolhas feitas pelo poder público, no que se refere às modalidades de transporte urbano, são muito importantes para a compreensão dos fenômenos sociais e ambientais verificados em cada cidade.

Caso a evolução do metrô de Xangai entre 1993 e 2013 tivesse ocorrido em proporção semelhante à do metrô carioca, uma provável consequência espacial sobre a metrópole chinesa seria:


Questão 53:

A análise do mapa possibilita visualizar o uso da Internet nas diversas regiões do mundo.

A principal causa para as diferenças regionais na concentração do uso dessa rede é:


Questão 54:

Na imagem abaixo, foi utilizada a técnica de curvas de nível para representar a topografia de uma região na qual há um vale, entre outras formas de relevo.

O ponto localizado no fundo desse vale é o identificado pela seguinte letra:


Questão 55:

Em novembro de 2014, a Alemanha celebrou 25 anos da queda do Muro de Berlim. Apesar do tempo decorrido e dos investimentos realizados, ainda persistem muitas diferenças entre as porções ocidental e oriental do país. Os mapas abaixo apontam exemplos dessas diferenças.

Uma prioridade da plataforma política do Partido Nacional Democrata, da extrema-direita alemã, é a adoção de severas restrições à imigração para o país.

Com base nessa informação e na análise dos mapas, a porção oriental do país possui atualmente, como característica social marcante, níveis mais elevados de:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6]