Questões da prova UERJ 2018 2º Exame

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UERJ 2018 2º Exame. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Várias plantas possuem flores hermafroditas, ou seja, que apresentam os dois sexos. Em alguns desses casos, as estruturas femininas, os estigmas, estão posicionadas acima das estruturas masculinas, as anteras, conforme destacado na imagem.

Esse arranjo das partes reprodutoras está diretamente associado à seguinte vantagem:


Questão 42:

Em análises metalúrgicas, emprega-se uma solução denominada nital, obtida pela solubilização do ácido nítrico em etanol.

Um laboratório de análises metalúrgicas dispõe de uma solução aquosa de ácido nítrico com concentração de 60% m/m e densidade de 1,4 kg/L. O volume de 2,0 mL dessa solução é solubilizado em quantidade de etanol suficiente para obter 100,0 mL de solução nital.

Com base nas informações, a concentração de ácido nítrico, em g.L−1, na solução nital é igual a:


Questão 43:

Compare as imagens noturnas, obtidas através de satélite de sensoreamento remoto, que mostram a luminosidade dos principais núcleos de povoamento da Síria:

Considerando o contexto sírio no período indicado nas imagens, uma explicação para a mudança no padrão de distribuição espacial da população é:


Questão 44:

O Programa Fome Zero integrou ações governamentais destinadas à melhoria das condições de vida de segmentos específicos da sociedade brasileira.

Um dos principais resultados desse programa, a médio prazo, foi:


Questão 45:

No decorrer da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), campos de concentração foram criados em vários países europeus, sendo um dos maiores o complexo de Auschwitz, na Polônia. Para lá, eram enviados em massa aqueles considerados inimigos da nação alemã.

De acordo com a imagem e com o texto, a frase “O trabalho liberta” apontava para a seguinte estratégia do projeto nazista:


Questão 46:

O impacto da intervenção citada sobre a bacia hidrográfica local é a redução ao longo do ano da:


Questão 47:

Considere a sequência de mapas a seguir, que apresenta a expansão da mancha urbana na cidade do Rio de Janeiro e seu entorno em cinco momentos, tendo como base a divisão municipal atual.

O período no qual se identifica a formação de áreas conurbadas, que caracterizam a metropolização fluminense, foi:


Questão 48:

O arcebispo Desmond Tutu dirigiu a Comissão da Verdade na África do Sul, entre 1996 e 1998, durante o governo do presidente Nelson Mandela.

Ao propor “a unidade da nação e a reconciliação”, o arcebispo buscava enfrentar os problemas causados pela vigência do regime de:


Questão 49:

De acordo com a reportagem, o fim da U.R.S.S. trouxe as seguintes mudanças significativas para alguns de seus ex-cidadãos:


Questão 50:

Considerando a análise dos dados do gráfico, uma razão para a política migratória adotada pela chanceler alemã é:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6