Questões da prova UFF 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFF 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

O uso do alumínio é muito importante economicamente. O Alumínio puro é maleável e frágil, porém, suas ligas com pequenas quantidades de Cobre, Manganês, Silício, Magnésio e outros elementos apresentam características adequadas às mais diversas aplicações. Uma dessas é no uso de latinhas de refrigerantes, as quais representam, no Brasil, liderança de reciclagem, servindo como segunda fonte de renda para algumas famílias. Com relação aos elementos citados no texto, pode-se afirmar que:

I. os elementos Cobre e Alumínio deslocam o Hidrogênio de ácidos;

II. o Silício é um semimetal enquanto que o Cobre, Manganês, Magnésio e Alumínio são metais;

III. o Alumínio não tem potencial de oxidação grande o suficiente para reduzir o íon Cu+2 de uma solução a Cobre metálico. Dados: 

IV. os números de oxidação do Alumínio no metal e no mineral Bauxita (Al2O3), usado para obter o alumínio são, respectivamente, zero e +3;

V. a configuração eletrônica do Alumínio é 1s² 2s² 2p6 3s² 3p¹ e a do Magnésio é 1s² 2s² 2p6 3s².

Assinale a opção correta.


Questão 2:

Os organismos autótrofos são aqueles que sintetizam moléculas orgânicas a partir de:


Questão 3:

O decaimento de isótopos radioativos pode ser usado para medir a idade de fósseis. A equação que rege o processo é a seguinte:

N = N0 e-λt

sendo N0 > 0 o número inicial de núcleos radioativos, N o número de núcleos radioativos no tempo t e λ > 0 a taxa de decaimento. O intervalo de tempo necessário para que o número de núcleos radioativos seja reduzido à metade é denominado tempo de meia-vida. Pode-se afirmar que o tempo de meia-vida:


Questão 4:

A Revolução Industrial ocorrida ao longo do século XVIII está vinculada à história da Inglaterra no seu nascedouro. Entretanto, à medida que o capitalismo foi se consolidando, a idéia de Revolução Industrial começou a ser associada a um conceito universal e ganhou vários sinônimos, dentre os quais:


Questão 5:

Um dos refrigerantes mais conhecidos e vendidos mundialmente teve sua fórmula original proposta em 1886 e foi inicialmente usado como medicamento. Existem algumas lendas urbanas relacionadas a esta bebida, como por exemplo, sobre as suas características ácidas e excitantes. Seu pH é cerca de 2,5, isto é, com acidez entre o Ácido Acético do vinagre e o Ácido Clorídrico do suco gástrico. A especulação em torno da fórmula da bebida tem sido grande e envolveu várias substâncias, como: Ácido Fosfórico, Cafeína, Ácido Cítrico, Água e o CO2 como gaseificante.

No texto acima, foram citados os nomes de substâncias químicas, das quais algumas fórmulas estruturais são mostradas a seguir:

Com relação às substâncias químicas mencionadas no quadro da própria questão, assinale a opção correta.


Questão 6:

Uma amostra de um gás ideal sofre a seqüência de processos descrita pelo gráfico pressão versus temperatura mostrado.

É correto afirmar que o volume do gás:


Questão 7:

O Ácido Lisérgico (estrutura I) é o precursor da síntese do LSD (dietilamida do Ácido Lisérgico; estrutura II), que é uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas. Uma dose de 100 microgramas causa uma intensificação dos sentidos, afetando também os sentimentos e a memória por um período que pode variar de seis a quatorze horas. O LSD-25 é um alcalóide cristalino que pode ser produzido a partir do processamento das substâncias do esporão do centeio. Foi sintetizado pela primeira vez em 1938, mas somente em 1943 o químico Albert Hofmann descobriu os seus efeitos, de uma forma acidental. É uma droga que ganhou popularidade na década de 1960, não sendo ainda considerada prejudicial à saúde, e chegou a ser receitada como medicamento.

Assinale as funções orgânicas presentes nas estruturas (I) e (II), respectivamente.


Questão 8:

Um raio luminoso, propagando-se num meio A, atinge a interface entre os meios A e B, conforme esquematizado na figura. As linhas tracejadas representam as frentes de onda associadas ao raio, e a distância entre elas é o comprimento de onda da luz incidente. Sabe-se que o tempo que a luz leva para percorrer uma certa distância em A é menor que o tempo que ela leva para percorrer a mesma distância em B.

A propagação da onda refratada no meio B é corretamente representada pelo diagrama:


Questão 9:

Faz 100 anos que Hardy (matemático inglês) e Weinberg (médico alemão) publicaram o teorema fundamental da genética de populações, conhecido como Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Para se aplicar este princípio, a população deve ser de tamanho:


Questão 10:

A política norte-americana para a América Latina, no período de 1945 a 1975, pode ser dividida em duas ações distintas. Essas distinções estão relacionadas, de um lado, ao processo da Guerra Fria, e de outro, aos controles econômicos e políticos da região. Assinale a alternativa que indica corretamente as duas fases da política externa norte-americana para a América Latina.


Páginas: [1] 2 3