Questões da prova UFSC 2017

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2017. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

Sobre a organização econômica do espaço mundial e brasileiro, é correto afirmar que:


Questão 22:

João Grilo
Mas Chicó, e o rio São Francisco?

Chicó
Só podia estar seco nesse tempo, porque não me lembro quando passei...
E nesse tempo todo o cavalo ali comigo, sem reclamar nada!

[...]

Palhaço
[...] nas cenas seguintes, dois demônios vestidos de vaqueiro,
pois isso decorre de uma crença comum no sertão do Nordeste

SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014, p. 23 e 117.

Sobre o Nordeste brasileiro, é correto afirmar que:


Questão 23:

Sobre a União Europeia, é correto afirmar que:


Questão 24:

Gráfico – População urbana x População rural: Brasil e Santa Catarina (2010)

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.
Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/webservice/default.php?cod1=0&cod2=&cod3=0&frm=urb_rur>. [Adaptado]. Acesso em: 27 jul. 2016.

Com base na leitura do gráfico e sobre a população brasileira, é correto afirmar que:


Questão 25:

Pela quarta vez seguida, o Brasil esteve em uma final olímpica do vôlei masculino. Os comandados de Bernardinho conquistaram, no dia 21 de agosto de 2016, o tricampeonato dos Jogos Olímpicos contra a tradicional Itália. A partir das 13h15 (horário de Brasília), as emissoras de televisão do mundo inteiro transmitiram o jogo, direto do Maracanãzinho (Rio de Janeiro, UTC-3).
Dados: Roma, capital da Itália (UTC+1). Na data em questão, Londres e Roma estavam no horário de verão.

Sobre fuso horário, é correto afirmar que:


Questão 26:

A segunda-feira já começou muito gelada em Santa Catarina. Na cidade de Urubici, na Serra catarinense, os termômetros registraram -5 ºC na altura do Morro da Igreja, e ao longo do dia as temperaturas não devem passar de 17 ºC em todo o Estado. De acordo com a central de meteorologia [...], depois da chuva e da neve do fim de semana, o ar seco e frio vai predominar em SC. Assim, a previsão é de tempo seco e sol, com possibilidade de geada ao amanhecer no Oeste, no Meio Oeste, na Serra e no Planalto Norte.

Disponível em: <http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/08/segunda-feira-registra-frio-intenso-em-todas-as-regioes-de-sc-7314288.html>. [Adaptado]. Acesso em: 22 ago. 2016.

Sobre elementos e fatores do clima e sobre o quadro físico da Mesorregião Serrana catarinense, é correto afirmar que:


Questão 27:

No Brasil, os desastres naturais têm sido tratados de forma segmentada entre os diversos setores da sociedade. Nos últimos anos, vem ocorrendo uma intensificação dos prejuízos causados por esses fenômenos devido ao mau planejamento urbano.
Disponível em: <http://logatti.edu.br/images/prevencaodesastres.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.

Segundo Saito, na obra Desastres naturais: conceitos básicos, pode-se definir desastres naturais “como resultado do impacto de um fenômeno natural extremo ou intenso sobre um sistema social, e que causa sérios danos e prejuízos que excedam a capacidade dos afetados em conviver com o impacto”. Os desastres naturais são classificados quanto à natureza como biológicos, geofísicos, climatológicos, hidrológicos e meteorológicos.
Disponível em: <http://www.inpe.br/crs/crectealc/pdf/silvia_saito.pdf>. Acesso em: 26 set. 2016.

Sobre desastres naturais, é correto afirmar que:


Questão 28:

Quadros A e B – Exemplos de representação de escalas cartográficas

Sobre a representação de escalas cartográficas, é correto afirmar que:


Questão 29:

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) está em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, contem com uma equipe de refugiados. A edição do Rio de Janeiro foi a primeira a ter uma delegação de refugiados entre os competidores.

Disponível em: <https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/270115/onu-quer-manter-delegacao-de-refugiados-em-jogos-olimpicos>.
Acesso em: 23 ago. 2016.

Sobre o mundo contemporâneo, é correto afirmar que:


Questão 30:

Um físico atuante em renomado laboratório nacional resolveu dedicar-se exclusivamente a certa pesquisa experimental sobre a qual não havia nenhum conhecimento teórico anterior. Motivado apenas por sua criatividade e imaginação, queria verificar os efeitos de descargas elétricas no crescimento médio das árvores de um tipo particular que havia no pátio da universidade. Seu experimento consistia na aplicação diária de duas descargas elétricas em um conjunto de três árvores. Após alguns meses, comparava o crescimento médio dessas árvores com o de outras que não haviam recebido as descargas. Seus colegas do laboratório não admitiam que a pesquisa continuasse e utilizaram os seguintes argumentos:

I. A natureza altamente teórica da Física propicia um amplo número de problemas de pesquisa para o trabalho experimental. Pesquisa guiada por teoria é mais eficiente e tem mais chance de sucesso.
II. O experimento deveria ser realizado com um número grande de árvores para que fosse alcançado um conhecimento verdadeiro e imutável sobre o assunto.
III. Criatividade e imaginação, embora importantes para a produção de conhecimento, não devem ser a única justificativa para o início de uma pesquisa em Física.
IV. O método experimental não é adequado para a produção de conhecimento em Física.
V. O experimento deveria ser realizado com árvores da mesma espécie e com as mesmas descargas elétricas em diversos lugares para que fosse alcançado um conhecimento verdadeiro e imutável sobre o assunto.

Com base na visão atual sobre a produção de conhecimento em Física, é correto afirmar que:


Páginas: 1 2 [3] 4 5