Questões da prova UFSC 2019/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2019/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Sobre o processo do fim da escravidão e o período pós-abolição no Brasil, é correto afirmar que:


Questão 42:

Este homem é um dos maiores selvagens que tenho topado: quando se avistou comigo trouxe consigo língua, porque nem falar sabe, nem se diferencia do mais bárbaro tapuia mais que em dizer que é cristão, e não obstante o haver-se casado de pouco, lhes assistem sete índias concubinas, e daqui se pode inferir como procede no mais; tendo sido a sua vida, desde que teve uso da razão – se é que a teve, porque, se assim foi, de sorte a perdeu que entendo a não achará com facilidade –, até o presente, andar metido pelos matos à caça de índios, e de índias, estas para o exercício das suas torpezas, e aqueles para os granjeios de seus interesses.

CARNEIRO, E. O Quilombo dos Palmares. São Paulo: Brasiliense, 1947, p. 134-135 apud CAMPOS, Flávio de; PINTO, Júlio Pimentel; CLARO, Regina. Oficina de História. São Paulo: Leya, 2016, p. 84. v. 2.

Língua: intérprete que auxiliava na comunicação entre indígenas e portugueses.

Granjeio: trabalho realizado com o objetivo de receber vantagens e comodidades.

O trecho acima, de uma carta do bispo de Pernambuco ao rei de Portugal Pedro II, em 1697, descreve Domingos Jorge Velho, mestre de campo das operações de Palmares. Sobre o contexto das ações e da memória histórica construída sobre os bandeirantes, é correto afirmar que:


Questão 43:

China: uma potência mundial?

A China é atualmente o país que mais cresce no mundo, por essa razão tem se destacado no cenário geopolítico mundial. O país tem exercido grande influência política, militar e econômica no cenário regional e internacional graças a fatores determinantes, como a grande extensão de seu território (ocupa o terceiro lugar em dimensão), o elevadíssimo número de habitantes (cerca de 1,3 bilhão, o mais populoso do mundo)e o dinamismo de sua economia (atualmente é a economia que apresenta os maiores índices de crescimento em todo o planeta).

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/china-uma-potencia-mundial.htm>. [Adaptado]. Acesso em: 25 set. 2018.

Sobre a China ao longo da sua história, é correto afirmar que:


Questão 44:

Na costa leste da América do Sul, estendia-se outrora uma imensa floresta ou, mais precisamente, um complexo de tipos de florestas, em geral latifoliadas, pluviais e de tropicais a subtropicais. Entre oito e 28º de latitude sul, interiorizava-se a cerca de cem quilômetros da costa no norte e alargava-se a mais de quinhentos quilômetros no sul. No total, a floresta cobria cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados. Esse complexo tem sido chamado de Mata Atlântica brasileira.

DEAN, Warren. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 24-25.

Sobre a Mata Atlântica, é correto afirmar que:


Questão 45:

Enquanto o mapa sempre apresenta deformações, o globo é uma maneira de ver a Terra por inteiro, reduzida proporcionalmente em todas as suas dimensões. Sobre o instrumento pedagógico globo terrestre, é correto afirmar que:


Questão 46:

A mídia nacional e internacional noticiou, em agosto de 2018, que a multinacional Monsanto foi obrigada a pagar US$ 290 milhões num processo judicial, como publicou o Diário Catarinense em 12/08/2018: Monsanto é condenada a pagar US$ 290 milhões à vítima de câncer por não alertar sobre o perigo em herbicida e o UOL em 10/08/2018: Monsanto culpada em caso de herbicida com glifosato nos EUA. A decisão está atrelada ao uso de agrotóxico na agricultura.

Sobre a agricultura do Brasil e agrotóxicos, é correto afirmar que:


Questão 47:

Após crescerem dez vezes em 70 anos, cidades têm de melhorar mobilidade

Segundo o IBGE, em 1950, um terço dos brasileiros moravam em cidades. De 1950 até 2018, a população urbana decuplicou, partindo de 18 milhões para atingir 180 milhões. Talvez nem mesmo o fluxo migratório atual do Oriente Médio e da África para a Europa tenha impacto semelhante ao que o Brasil sofreu nos últimos 70 anos. A tensão social só não foi maior porque o país teve crescimento econômico. Não houve planejamento urbanístico que desse conta do impacto da urbanização vertiginosa. Como resultado, as cidades têm problemas em todas as áreas. Não poderia ser diferente na mobilidade: São Paulo e outras capitais se tornaram símbolos de trânsito caótico, poluição alarmante, deslocamento entre casa e trabalho que demora horas e transportes coletivos lotados.

Disponível em: <https://temas.folha.uol.com.br/e-agora-brasil-transporte-urbano/falta-de-planejamento/apos-crescerem-dez-vezes-em-70-anos-cidades-temde-melhorar-mobilidade.shtml>. Acesso em: 29 ago. 2018.

A respeito do processo de urbanização e mobilidade no Brasil, é correto afirmar que:


Questão 48:

Com base na imagem da divisão regional do Brasil proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é correto afirmar que:


Questão 49:

O olho do satélite fotografa Santa Catarina como um triângulo – o vértice no rio Peperiguaçu, fronteira com a Argentina, onde se desenvolveu a nossa “Califórnia” agroindustrial; a base na costa do Atlântico – onde se hospeda a obra assinada pelo Grande Arquiteto: areias brancas e finas, 530 quilômetros de pequenos e grandes prodígios, na forma de dunas, promontórios, enseadas, restingas e lagoas. Com um encanto único: montanhas em tobogã, convivendo com o mar. [...] A essas maravilhas se agregou um magnífico caleidoscópio humano, de diversificada etnia. [...] Prazer, mundo. Somos a Bela e Santa República Catarina.

RAMOS, Sérgio da Costa. Diário Catarinense, Florianópolis, 8 ago. 2018.

Com base no texto acima e com os conhecimentos sobre Santa Catarina, é correto afirmar que:


Questão 50:

Sobre atualidades, é correto afirmar que:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8