Exercícios de Reações Químicas

Selecionamos as questões dos vestibulares mais importantes do país para elaborar este banco de exercícios de Reações Químicas.

Exercício 1: (UDESC 2008)

Determinadas reações ocorrem devido à ação externa de agentes físicos, como o calor, a luz e a eletricidade. Abaixo são dados alguns exemplos desses tipos de reações.

I - O fermento químico (bicarbonato de amônio), também conhecido como carbonato ácido de amônio, quando misturado à massa, para preparação de um bolo, e levado ao forno, decompõe-se, produzindo gás dentro da massa, o que deixa o bolo crescido e fofo.

II - Os vegetais sintetizam os chamados polissacarídios, por meio da fotossíntese. Essa reação é indispensável à manutenção da vida sobre a Terra. O mecanismo da reação foi esclarecido pelo cientista Melvin Calvin, o que lhe valeu o Prêmio Nobel de Química, em 1961.

III - A reação de decomposição do cloreto de sódio sólido é realizada para se obter sódio metálico e cloro gasoso, utilizando para isso a eletricidade.

IV - O óxido de cálcio, também denominado cal viva ou cal virgem, pode ser preparado pela decomposição térmica do carbonato de cálcio.

Com base na análise dos enunciados acima, assinale a alternativa que classifica corretamente as reações, de acordo com o agente físico que provocou tal reação; respectivamente:


Exercício 2: (Enem 2014)

Grande quantidade dos maus odores do nosso dia a dia está relacionada a compostos alcalinos. Assim, em vários desses casos, pode-se utilizar o vinagre, que contém entre 3,5% e 5% de ácido acético, para diminuir ou eliminar o mau cheiro. Por exemplo, lavar as mãos com vinagre e depois enxaguá-las com água elimina o odor de peixe, já que a molécula de piridina (C5 H5 N) é uma das substâncias responsáveis pelo odor característico de peixe podre.

SILVA, V. A.; BENITE, A. M. C.; SOARES, M. H. F. B. Algo aqui não cheira bem... A química do mau cheiro. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, fev. 2011 (adaptado).

A eficiência do uso do vinagre nesse caso se explica pela:


Exercício 3: (UFSC 2017)

Jogos Olímpicos Rio 2016: piscina com água verde

Após quase uma semana de tentativas de resolver o problema, o Comitê Organizador decidiu trocar toda a água (3,725 milhões de litros) de uma das piscinas para a prova de nado sincronizado. O problema ocorreu no dia da Cerimônia de Abertura dos Jogos, quando 80 litros de peróxido de hidrogênio foram colocados na água. O peróxido de hidrogênio, quando diluído em uma piscina que contém íons hipoclorito, inibe a ação deste último no combate à matéria orgânica que gera a turbidez da água, permitindo a proliferação de micro-organismos como as algas. A reação entre o hipoclorito de cálcio e o peróxido de hidrogênio é mostrada, de maneira simplificada, abaixo:

Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/08/piscina-de-saltos-ornamentais-continua-com-agua-verde.html>. [Adaptado]. Acesso em: 11 ago. 2016.

Sobre o assunto, é correto afirmar que:


Exercício 4: (UFSC 2016)

Explosões massivas no porto de Tianjin, na China, devastam grandes áreas da cidade

As explosões aconteceram em um depósito que continha materiais perigosos e inflamáveis, incluindo carbeto de cálcio, cianeto de sódio, nitrato de potássio, nitrato de amônio e nitrato de sódio. As autoridades insistem que ainda não há informações sobre o que teria iniciado as explosões e afirmam estar investigando as causas.

Disponível em: <http://www.bbc.com/news/world-asia-china-33844084>. [Adaptado]. Acesso em: 27 ago. 2015.

Uma das ações responsáveis pela propagação das explosões no porto de Tianjin é atribuída ao fato de que bombeiros tentaram controlar o fogo utilizando água. Embora este pareça ser um procedimento coerente, muitos produtos químicos podem reagir com a água para formar compostos tóxicos, reativos ou combustíveis. É o caso do carbeto de cálcio, presente no local do acidente. A hidratação do carbeto de cálcio (CaC2) produz acetileno (C2H2), um gás altamente inflamável:

CaC2(s) + 2H2O(ℓ) → C2H2(g) + Ca(OH)2(s)

A combustão do acetileno, por sua vez, fornece calor para promover a reação de decomposição do nitrato de amônio, uma reação explosiva, representada abaixo:

NH4NO3(s) → N2O(g) + 2H2O(g)

Obs.: Considere que uma tonelada equivale a 1.000 kg.

Com base nos dados acima, é CORRETO afirmar que:


Exercício 5: (UFSC 2016)

Considere uma reação química na qual estão envolvidas três substâncias distintas, identificadas como X1, X2 e X3. A reação tem início no instante t1 e é dada por completa quando o tempo t3 é atingido. O diagrama que representa a variação nas concentrações das substâncias envolvidas na reação é mostrado abaixo:

Com base nos dados acima, é CORRETO afirmar que:


Exercício 6: (UFSC 2014)

Os conversores catalíticos utilizados nos sistemas de exaustão (escapamento) dos automóveis são, em geral, compostos de uma estrutura cerâmica recoberta com catalisadores metálicos, em geral, Au, Pd, Pt e/ou Rh. Estes catalisadores atuam de modo a converter espécies altamente tóxicas e/ou reativas produzidas a partir da queima de combustível no motor dos automóveis, como CO, NO e NO2, em espécies pouco reativas e de baixa toxicidade, como N2 e CO2. As reações envolvidas no processo são mostradas abaixo:

Reação I: 2NO(g) → N2(g) + O2(g)
Reação II: 2NO2(g) → N2(g) + 2O2(g)
Reação III: 2CO(g) + O2(g) → 2CO2(g)

Considerando as informações fornecidas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 7: (UFSC 2014)

Em março de 2013, cardeais da Igreja Católica de todo o mundo reuniram-se na Capela Sistina, no Vaticano, para conduzir a eleição de um novo Papa, em um processo conhecido como “Conclave”. As reuniões e votações ocorriam em sessão fechada, e os fiéis eram comunicados do resultado pela cor da fumaça que saía por uma chaminé da capela – a fumaça preta era indício de um processo de eleição não conclusivo, ao passo que a fumaça branca indicava a eleição do pontífice. Os compostos químicos utilizados para produzir a fumaça eram, até então, desconhecidos do público, e somente no início deste ano a composição química foi revelada. A fumaça branca era produzida pela reação de clorato de potássio (KCℓO3) com lactose (C12H22O11) e uma pequena quantidade de resina extraída de pinheiros, ao passo que a fumaça preta era produzida pela reação entre perclorato de potássio (KCℓO4), um hidrocarboneto policíclico aromático e enxofre elementar, ambas após ignição induzida por uma descarga elétrica. As reações simplificadas e não balanceadas são mostradas abaixo (alguns componentes da fumaça foram omitidos):

Reação I (fumaça branca): KCℓO3(s) + C12H22O11(s) → CO2(g) + H2O(g) + KCℓ(s)
Reação II (fumaça preta): KCℓO4(s) + S(s) → KCℓ(s) + SO2(g)

Disponível em: <www.nytimes.com/2013/03/13/science/vatican-reveals-recipes-for-conclave-smoke.html?_r=0> [Adaptado] Acesso em: 14 out. 2013.

Com base nas informações fornecidas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 8: (UFSC 2013)

Há vários séculos, o homem convive com uma grande variedade de materiais encontrados na natureza, podendo estes sofrer transformações físicas ou químicas. Na transformação física, a composição da matéria é preservada, permanecendo a mesma após a ocorrência do fenômeno. Já em uma transformação ou reação química, a composição da matéria é alterada, deixando de ser o que era para ser algo diferente.

FONSECA, Martha Reis Marques da.Química Geral. São Paulo: FTD, 2007. p. 24-25. [Adaptado]

No laboratório de química, para demonstrar aos alunos algumas reações químicas, um professor utilizou duas experiências, cujos procedimentos e resultados são descritos a seguir:

Em relação ao exposto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 9: (UFSC 2013)

A efervescência observada em comprimidos hidrossolúveis de vitamina C (ácido ascórbico) é provocada, principalmente, pela presença de bicarbonato de sódio. Quando dissolvido em água, uma fração dos íons bicarbonato reage para formar ácido carbônico (reação I), que se decompõe rapidamente para gerar CO2 gasoso (reação II), que é pouco solúvel e liberado a partir da solução na forma de pequenas bolhas de gás. As reações são:

Reação I: HCO3- + H2O ⇌ H2CO3 + OH-

Reação II: H2CO3⇌ H2O + CO2(g)

Considerando as informações acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 10: (UDESC 2018/1)

O ácido sulfúrico (H2SO4) é um dos produtos químicos de maior importância industrial, sendo utilizado em uma variedade de reações químicas, como as mostradas abaixo.

Sobre essas reações, analise as proposições.

I. A reação A é uma reação de neutralização, entre um ácido forte e uma base forte.
II. Os coeficientes estequiométricos para a reação B são 1:2:1:2
III. A reação B é uma reação de oxirredução e está balanceada corretamente.
IV. A reação C é uma reação de precipitação.
V. Os coeficientes estequiométricos para a reação C são 1: 1: 1: 1: 1.
VI. A reação A está balanceada e os coeficientes estequiométricos são 1:1:1:1.

Assinale a alternativa correta.


Exercício 11: (UDESC 2016/1)

Um processo industrial muito importante usado para melhorar propriedades físicas, mecânicas e térmicas da borracha é o da vulcanização. Uma das variações existentes desse processo é a vulcanização a frio, em que o composto S2Cl2 é usado como fonte de átomos de enxofre, que formam “pontes” entre as cadeias poliméricas da borracha inicial. O composto S2Cl2 pode ser
produzido pela reação entre enxofre fundido com gás cloro, cuja reação é representada pela equação (não balanceada):

x S8(l) + y Cl2(g) z S2Cl2(l)

Com relação à equação, assinale a alternativa correta.


Exercício 12: (UDESC 2015/2)

A incompatibilidade entre reagentes químicos tem sido a causa de muitos acidentes domésticos e intoxicações por parte daqueles que os utilizam ou que ficam potencialmente expostos a eles. Um exemplo cotidiano é a mistura indevida de produtos de limpeza à base de amônia com aqueles à base de cloro. Abaixo, há algumas equações químicas que representam possíveis reações que acontecem quando estes produtos são misturados entre si (equações de I a III); quando seus produtos interagem entre si (equação IV), e quando interagem com o oxigênio atmosférico (equação V). Os valores de eletronegatividade do nitrogênio e do cloro são, respectivamente, 3,0 e 3,2.

Com base nas informações e nas reações, assinale a alternativa correta.


Exercício 13: (UFRGS 2017)

Considere as seguintes afirmações sobre termoquímica.

I - A vaporização do etanol é um processo exotérmico.
II - Os produtos de uma reação de combustão têm entalpia inferior aos reagentes.
III - A reação química da cal viva (óxido de cálcio) com a água é um processo em que ocorre absorção de calor.

Quais estão corretas?


Exercício 14: (UFRGS 2017)

A reação do 2-bromo-2-metilpropano (A) com o etóxido de sódio (B), usando etanol como solvente, leva a uma mistura de produtos C e D, apresentada abaixo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Em relação aos produtos, é correto afirmar que C é formado por uma reação de ........; e D, por uma reação de ........ .


Exercício 15: (UFRGS 2016)

O carbonato de cálcio é um sal encontrado em grande quantidade na natureza.

Na coluna da esquerda abaixo, são descritas 4 situações relacionadas ao carbonato de cálcio. Na coluna da direita, reações que representam adequadamente cada situação.

Associe adequadamente a coluna da esquerda à da direita.

1 - A decomposição térmica do calcário produz a denominada cal viva.
2 - A obtenção da cal extinta ocorre na reação entre cal viva e água.
3 - A cal extinta é usada em caiação para proteger paredes da umidade, pois reage com o CO2 formando uma película insolúvel.
4 - O carbonato de cálcio é praticamente insolúvel em água, embora se dissolva de forma apreciável em água que contém CO2 absorvido da atmosfera.
(   ) CaCO3 + H2O + CO2 → Ca2+ + 2 HCO3-
(   ) Ca(OH)2 + CO2 → CaCO3 + H2O
(   ) CaO + H2O → Ca(OH)2

 


Exercício 16: (UFRGS 2016)

Considere as reações abaixo.

As reações foram realizadas em um sistema composto de um balão de vidro com um balão de borracha fazendo a vedação. O sistema manteve-se em temperatura constante e hermeticamente fechado, até completa transformação do(s) reagente(s) em produto(s).

A figura abaixo mostra o que foi observado no início e no fim da reação.

As reações que apresentam o comportamento mostrado na figura acima são:


Exercício 17: (UFRGS 2015)

Em ambientes fechados, tais como submarinos e espaçonaves, há necessidade de eliminar o gás carbônico produzido pela respiração. Para evitar esse acúmulo de gás carbônico, podem ser utilizados diferentes métodos.

Abaixo são apresentados dois desses métodos, com suas respectivas reações.

Método 1 : uso de hidróxido de lítio
CO2 + 2 LiOH → Li2CO3 + H2O

Método 2 : reação com óxido de cálcio
CO2 + CaO → CaCO3

Sobre as reações e os reagentes envolvidos nesses métodos, pode-se afirmar que:


Exercício 18: (UFRGS 2015)

Líquidos iônicos vêm sendo usados em inúmeras aplicações. O primeiro exemplo de um líquido iônico encontrado na natureza foi descrito recentemente. A formiga N. fulva, ao ser atacada pela formiga S. Invicta, neutraliza o alcaloide venenoso, lançando seu próprio veneno, ácido fórmico, que forma um líquido iônico viscoso, conforme a reação abaixo, em que R é uma cadeia carbônica linear de 10 a 18 átomos de carbono.

Essa reação é caracterizada como uma reação de:


Exercício 19: (UFRGS 2015)

A possibilidade de reação de o composto A se transformar no composto B foi estudada em duas condições diferentes. Os gráficos abaixo mostram a concentração de A, em função do tempo, para os experimentos 1 e 2.

Em relação a esses experimentos, considere as afirmações abaixo.

I - No primeiro experimento, não houve reação.
II - No segundo experimento, a velocidade da reação diminui em função do tempo.
III - No segundo experimento, a reação é de primeira ordem em relação ao composto A.

Quais estão corretas?


Exercício 20: (UFRGS 2015)

Para a obtenção de um determinado produto, realiza-se uma reação em 2 etapas.

O caminho dessa reação é representado no diagrama abaixo.

Considere as afirmações abaixo, sobre essa reação.

I - A etapa determinante da velocidade da reação é a etapa 2.
II - A reação é exotérmica.
III - A energia de ativação da etapa 1 é maior que a energia de ativação da etapa 2.

Quais estão corretas?


Exercício 21: (UFRGS 2015)

Recentemente, cientistas conseguiram desenvolver um novo polímero que, quando cortado ao meio, pode regenerar-se. Esse material foi chamado de Terminator, em alusão ao T-1000 do filme Exterminador do Futuro 2, que era feito de uma liga metálica que se autorreparava. No polímero Terminator, a união das cadeias poliméricas é feita por dissulfetos aromáticos. Esses dissulfetos sofrem uma reação de metátese reversível à temperatura ambiente e sem a necessidade de catalisador. A autorreparação acontece quando a reação de metátese ocorre entre duas unidades que foram cortadas.

Considere as afirmações abaixo, sobre essa reação.

I - A reação de metátese nunca chega ao equilíbrio porque é reversível.
II - A adição de catalisador leva a uma alteração no valor da constante do equilíbrio.
III - A quantidade de material autorregenerado permanece inalterada em função do tempo, quando atingir o estado de equilíbrio.

Quais estão corretas?


Exercício 22: (FUVEST 2017)

Em uma aula experimental, dois grupos de alunos (G1 e G2) utilizaram dois procedimentos diferentes para estudar a velocidade da reação de carbonato de cálcio com excesso de ácido clorídrico. As condições de temperatura e pressão eram as mesmas nos dois procedimentos e, em cada um deles, os estudantes empregaram a mesma massa inicial de carbonato de cálcio e o mesmo volume de solução de ácido clorídrico de mesma concentração.

O grupo G1 acompanhou a transformação ao longo do tempo, realizada em um sistema aberto, determinando a variação de massa desse sistema (Figura 1 e Tabela).

O grupo G2 acompanhou essa reação ao longo do tempo, porém determinando o volume de dióxido de carbono recolhido (Figura 2).

Comparando os dois experimentos, os volumes aproximados de CO2, em litros, recolhidos pelo grupo G2 após 60, 180 e
240 segundos devem ter sido, respectivamente:


Exercício 23: (FUVEST 2017)

Para aumentar o grau de conforto do motorista e contribuir para a segurança em dias chuvosos, alguns materiais podem ser aplicados no para-brisa do veículo, formando uma película que repele a água. Nesse tratamento, ocorre uma transformação na superfície do vidro, a qual pode ser representada pela seguinte equação química não balanceada:

Das alternativas apresentadas, a que representa o melhor material a ser aplicado ao vidro, de forma a evitar o acúmulo de água, é:

 


Exercício 24: (FUVEST 2016)

Um aldeído pode ser transformado em um aminoácido pela sequência de reações:

O aminoácido N-metil-fenilalanina pode ser obtido pela mesma sequência reacional, empregando-se, em lugar do cloreto de amônio (NH4Cl), o reagente CH3NH3Cl.

Nessa transformação, o aldeído que deve ser empregado é:


Exercício 25: (FUVEST 2016)

Fenol e metanal (aldeído fórmico), em presença de um catalisador, reagem formando um polímero que apresenta alta resistência térmica. No início desse processo, pode-se formar um composto com um grupo – CH2OH ligado no carbono 2 ou no carbono 4 do anel aromático. O esquema a seguir apresenta as duas etapas iniciais do processo de polimerização para a reação no carbono 2 do fenol.

Considere que, na próxima etapa desse processo de polimerização, a reação com o metanal ocorra no átomo de carbono 4 de um dos anéis de  Assim, no esquema:

A e B podem ser, respectivamente:


Exercício 26: (Enem 2015)

A química verde permite o desenvolvimento tecnológico com danos reduzidos ao meio ambiente, e encontrar rotas limpas tem sido um grande desafio. Considere duas rotas diferentes utilizadas para a obtenção de ácido adípico, um insumo muito importante para a indústria têxtil e de plastificantes.

LENARDÃO, E. J. et ai. Green chemistry- os 12 princípios da química verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa. Química Nova, n. 1, 2003 (adaptado).

Que fator contribui positivamente para que a segunda rota de síntese seja verde em comparação à primeira?


Exercício 27: (Enem 2016)

Nucleófilos (Nu-) são bases de Lewis que reagem com haletos de alquila, por meio de uma reação chamada substituição nucleofílica (SN), como mostrado no esquema:

A reação de SN entre metóxido de sódio (Nu- = CH3O-) e brometo de metila fornece um composto orgânico pertencente à função:


Exercício 28: (PUC-SP 2018/1)

As reações químicas podem ocorrer por adição, por decomposição, por simples troca ou dupla troca. Observe as misturas feitas nos itens I a IV.

Podemos afirmar que as reações que irão ocorrer por dupla troca com formação de precipitado, e por simples troca, respectivamente, são:


Exercício 29: (URCA 2018/1)

A nitrificação do tolueno em meio ácido está esquematizado na figura abaixo:

Sobre esta reação podemos afirmar corretamente:


Exercício 30: (URCA 2017/2)

A diminuição do número de ligações insaturadas da cadeia carbônica de óleos naturais, através de hidrogenação catalítica, obtém-se as margarinas, usadas como alimento. Em relação ao processo mencionado, pode-se afirmar que as ligações rompidas e a reação que ocorre são do tipo:


Exercício 31: (URCA 2016/2)

Ao se fazer contato de água destilada com pedaços de sódio metálico e adição de gotas de solução de fenolftaleína em um tubo de ensaio, observa-se uma reação violenta do sódio com a água, resultando numa chama na superfície exposta do metal e coloração rósea na solução.
A chama e a coloração resultam, respectivamente:


Exercício 32: (URCA 2016/2)

As margarinas são gorduras vegetais resultantes da hidrogenação parcial de óleos vegetais insaturados, em presença de níquel como catalisador. O processo citado pode ser classificado como uma reação de:


Exercício 33: (URCA 2016/2)

Reações de desidratação de álcoois, oxidação de aldeídos e polimerização de cloreto de vinila dão origem, respectivamente, a:


Exercício 34: (URCA 2016/1)

Observe a equação química abaixo e marque a opção correta correspondente ao tipo de reação e o valor de energia envolvida.


Exercício 35: (Unespar 2017)

A combinação entre um elemento químico genérico X e um elemento genérico Y, produz um composto iônico de fórmula XY3. Os elementos X e Y têm, respectivamente, números atômicos iguais a:


Exercício 36: (Unespar 2017)

Observe as equações abaixo:

Podemos classificá-las como sendo reações de:


Exercício 37: (Unespar 2016)

Com relação às equações abaixo:

Com certeza são exemplos de reações de:


Exercício 38: (Unespar 2016)

Numa sessão de estudos, alunos do Ensino Médio necessitavam responder a questão que tinha a seguinte informação: S(g) + 3/2 O2(g) → SO3(g)   ΔH = -94,4Kcal/mol que é a equação termoquímica de um problema. Pode-se afirmar que quando 120g de SO3(g) são formados: (Dado: S = 32g, O = 16g)


Exercício 39: (UFSC 2019/2)

As figuras abaixo ilustram de maneira esquemática e sequencial uma reação química hipotética de A (●) formando B (▲) em um balão volumétrico de um litro e também o diagrama de energia para a referida reação. Essa reação pode ser representada por: A ⇌ B

Com base nessas informações, é correto afirmar que:


Exercício 40: (UFSC 2019/2)

A reação (não balanceada) entre o magnésio e o ácido clorídrico está representada abaixo:

Mg(s) + HCℓ(aq) → MgCℓ2(aq) + H2(g)

Com o objetivo de estudar essa reação, foram realizados quatro experimentos com diferentes quantidades de magnésio e de ácido clorídrico, informadas a seguir:

Considerando essas informações, é correto afirmar que:


 

Mais exercícios de áreas específicas: