Miragem

Muitas vezes assistindo desenhos ou filmes deparamos com cenas onde um viajante sedento de sede tem uma visão de água e quando ele vai beber a água, ela desaparece. Esse tipo de miragem, mostrada na televisão, é um pouco exagerada para dar um ar cômico, mas ao contrario do que muita gente pensa é normal enxergamos água em estradas ou nas paisagens desérticas em dias muito quentes ou frios.

Foto: Alberto Loyo / Shutterstock.com

Foto: Alberto Loyo / Shutterstock.com

As miragens, também conhecidas como espelhismo, não são uma alucinação provocada pelo forte calor. Elas são um fenômeno óptico real que ocorre na atmosfera formando diferentes tipos de imagens, podendo inclusive ser fotografado. Tal fenômeno ocorre devido às propriedades de refração da luz.

Explicação física para a Miragem

O termo miragem tem origem na expressão francesa se mirer que significa ver-se no espelho. As miragens se formam a partir do fenômeno da reflexão total da luz.

Reflexão total da luz

Os raios luminosos após incidirem em um superfície são desviados para longe da normal, a lei da refração nos diz que n1 senѲ = n2 senѲ1, isso implica que para um mesmo meio,a medida que aumentarmos o ângulo de incidência (Ѳ) ,o ângulo de refração (Ѳ1) também aumentará .

Dizemos que o ângulo de incidência é critico quando o ângulo de refração for de 90°, para valores maiores o ângulo de refração sofre reflexão total.

refração e relexão total da luz

Tipos de miragem

Existem dois tipos de miragem as superiores e as inferiores.

  • Miragens inferiores ocorrem em climas quentes, nelas nos observamos objetos abaixo da sua posição real.
  • Miragens superiores ocorrem em locais frios, nela nos avistamos objetos acima da sua posição real, um exemplo seria avistarmos objetos no mar, lembrando que a Terra tem uma curvatura, seria impossível vermos navios ou geleiras a 300 km de distancia mas devido a esse tipo de miragem é possível avistá-los.

Miragem X Reflexão Total da Luz

Como foi dito anteriormente é normal vermos imagens em estradas pavimentadas ou nos desertos, isso ocorre porque rochas, concretos e areias são bons condutores, ou seja, em dias com elevadas temperaturas suas superfícies ficam extremamente quentes e nos dias de baixas temperaturas as superfícies ficam extremamente geladas.

Em dias quentes é normal avistarmos as imagens perto do solo um pouco “tremulas”, isso ocorre porque o solo esta muito quente deixando o ar ao seu redor mais denso do que o ar acima dele, sabendo que a luz percorre com uma velocidade maior no ar menos denso e conhecendo a lei da refração que nos diz que v1 senѲ =v senѲ1, afirmamos que um grande aumento na velocidade provocara um grande aumento no ângulo de incidência,logo a luz sofrera reflexão total ,assim concluímos que a luz de um objeto avistado no asfalto,por exemplo,não esta sendo refletido pela superfície da água,ela apenas esta sofrendo reflexão total.

Luz de um objeto sofrendo reflexão total

Bibliografia
Tipler Paul;Mosca,Gene. Física para cientista e Engenheiros vol 2 , 6º ed ,editora LTC, Rio de Janeiro ,2009.
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=756&sid=9
Alvarenga,Beatriz;Maximo,Antonio. Física ensino medio vol 2 , 1º ed ,editora scipione, São Paulo ,2006.

Arquivado em: Fenômenos Ópticos